Segup firma acordo para aderir projeto de atendimento psicológico para agentes de segurança pública
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) assina nesta terça-feira (5), junto a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o Acordo de Cooperação Técnica para adesão ao Projeto de Intervenção Psicológica online para profissionais de Segurança Pública - ‘ESCUTA SUSP’.
A assinatura acontecerá durante reunião com o Secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubo, no plenário do Centro Integrado de Comando e Controle da Segup, em Belém. Hoje, o Pará é o oitavo estado do país a aderir à iniciativa, direcionada a valorização e cuidado com a saúde mental dos agentes de segurança.
ESCUTA SUSP
Criado em maio de 2024, o projeto é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), desenvolvido por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) voltado diretamente ao atendimento psicológico especializado e online dos agentes de segurança pública.
O Pará é o oitavo estado a receber o projeto, que já está em funcionamento em Alagoas (AL), no Distrito Federal (DF), em Minas Gerais (MG), em Pernambuco (PE), no Rio Grande do Norte (RN), no Maranhão (MA) e em Sergipe (SE). Agentes da Polícia Militar, da Polícia Civil, Polícia Penal e do Corpo de Bombeiros Militar, além de peritos criminais contam com o atendimento de 42 terapeutas.
O acompanhamento do Escuta Susp dispõe de três abordagens: acolhimento, para suprir questões pontuais em poucas sessões; psicoterapia para o acompanhamento em 20 sessões; e intervenção em comportamentos que possam, eventualmente, levar ao suicídio.