Credenciamento para a cobertura dos jogos da seleção brasileira de basquete masculino, em Belém
O credenciamento da imprensa para a cobertura dos jogos da Seleção Brasileira de Basquete masculino, em Belém, pode ser feito até o próximo dia 15 de novembro, na página da Federação Internacional de Basquetebol (Fiba). As partidas ocorrerão nos dias 21 e 24 de novembro, na arena Manguerinho, conforme anunciado pelo governador Helder Barbalho e pelo presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Guy Peixoto, no último dia 15 de outubro.
Em Belém, a Seleção Brasileira de Basquete masculino enfrentará o Uruguai e o Panamá pelas eliminatórias da Copa América de Basquete Masculino (Americup 2025). A realização dos jogos confirma os investimentos feitos pelo Governo do Pará para consolidar a capital paraense como sede de grandes eventos esportivos, culturais e corporativos.
Os veículos de comunicação e jornalistas independentes que farão a cobertura dos jogos da seleção brasileira de basquete precisam acessar o site da Fiba (accreditation.fiba.com) para fazer o cadastramento. O credenciamento foi aberto no último dia 28 de novembro e encerra no próximo dia 15 de novembro.
A Americup 2025 ocorrerá em agosto, na Nicarágua. Se vencer as seleções do Uruguai e do Panamá, o Brasil estará classificado para a Copa América.
Com capacidade para 11 mil espectadores, o Ginásio Guilherme Paraense - a arena Mangueirinho - já recebeu grandes competições, incluindo o Pré-Olímpico de Basquete Feminino, em fevereiro deste ano, com seleções como Brasil, Austrália, Alemanha e Sérvia. Na oportunidade, a torcida paraense lotou o ginásio em todos os jogos e fez a maior festa para a seleção canarinho.
Outros eventos - O governador Helder Barbalho destaca que o planejamento para esses eventos é resultado de uma visão estratégica de longo prazo. “Estamos construindo um calendário que possa permitir com que haja a busca por Belém, a busca pelo Estado do Pará, de forma perene. Que não fique restrita apenas ao Círio de Nazaré ou localizada na COP 30, e sim mensalmente termos grandes eventos na nossa capital”.
Para 2025, os destaques são a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, marcada para novembro. Mas, Belém também já foi escolhida para receber a final da Supercopa do Brasil, que colocará frente a frente o campeão do Brasileirão e o campeão da Copa do Brasil, em janeiro de 2025.
O jogo do Brasil deve marcar a estreia da competição fora do eixo centro-sul do país. Além disso, a capital paraense será palco das eliminatórias para a Copa do Mundo de Basquete Masculino que ocorre em 2027 e uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de Futebol, também em 2027.
O principal palco de eventos esportivos e shows da capital paraense, o estádio do Mangueirão foi modernizado e entregue à população em 2023, e já recebeu a Seleção Brasileira de futebol em jogo pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de Futebol de 2026. Com apoio dos mais de 48 mil torcedores, a Canarinho venceu os bolivianos por 5 a 1.
A lista de grandes eventos em Belém é admirável. Este ano, a cidade já realizou a Feira Pan-Amazônica do Livro, a maior do Norte do Brasil, que atrai leitores e escritores de todo o país. E, também, recebeu os circuitos regionais e nacionais de artes marciais, o Pré-Olímpico de Basquete Feminino e uma etapa nacional de esportes paralímpicos. Essas competições aconteceram entre o Mangueirão e Mangueirinho.
O setor de negócios também se destaca na agenda de eventos de Belém. Em 2024, a cidade recebeu importantes Grupos de Trabalho e Forças-Tarefas da Cúpula do G20, com foco ao turismo, meio ambiente e sustentabilidade, incluindo a Pré-Cúpula do Youth20 (Y20), que ocorreu em junho e reuniu jovens lideranças de diversas partes do mundo. Esses eventos reforçam a capacidade da cidade de sediar encontros internacionais de relevância econômica e política.