Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO

Setur entrega Troféu Carlos Rocque às embarcações vencedoras do Círio das Águas

Por Israel Pegado (SETUR)
22/10/2024 16h41
Abertura: 24/10/2024 10h00
Encerramento: 24/10/2024 12h00
Local: Auditório Eneida de Moraes do Palacete Faciola
Endereço: Av. Nazaré, 138, esquina com a Dr. Moraes.
Contatos: Sâmia Maffra (98093-5188) // Israel Pegado (98347-1397)

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realiza, na quinta-feira, 24, às 10h, no Palacete Faciola, a cerimônia de entrega do Troféu Carlos Rocque. O prêmio será concedido às três primeiras colocadas de cada categoria da 37ª edição do Concurso de Embarcações da Romaria Fluvial do Círio de Nazaré, no sábado, 12. O troféu foi criado pelo artista Max Santos.

A competição avaliou embarcações em duas categorias. A Categoria A com embarcações regionais, com cascos de madeira ou aço e dois ou três conveses, usadas para transporte regional. E também na Categoria B que inclui Outros tipos de embarcações, como ferry boats, iates, lanchas, pesqueiros, entre outros.

Além das embarcações premiadas, seus decoradores também serão reconhecidos. A avaliação foi realizada por uma equipe técnica a bordo do Navio Hidrográfico Tenente Castelo. Os critérios avaliados incluíram Ornamentação Religiosa, Postura da Tripulação e a Obediência ao percurso e normas de segurança.

O júri foi composto por profissionais renomados, como a jornalista Jaelta Souza, a consultora de viagens Selma Lopes, a professora Silvia Cruz, da Faculdade de Turismo da UFPA, e a gerente de hotelaria Cynthia Margarone. 

O Círio Fluvial, iniciado em 1986 por Carlos Rocque, então presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), é uma das principais manifestações do turismo religioso na região. O evento percorre 10 milhas na Baía do Guajará, do trapiche de Icoaraci até a escadinha do cais do porto, e hoje integra o calendário oficial das festividades nazarenas, agregando valor ao circuito de romarias que celebra a devoção à Rainha da Amazônia.