Estado assina ordem de serviço para construção de Delegacia da PCPA na Ilha de Cotijuba, em Belém
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), vai assinar nesta quarta-feira, 23, a Ordem de Serviço para a construção da Delegacia de Polícia Civil da Ilha de Cotijuba, em Belém. O ato será presidido pelo governador do Pará, Helder Barbalho, junto aos representantes da segurança pública estadual e municipal, na Avenida Magalhães Barata, ao lado do Quartel da PMPA, na Ilha de Cotijuba, às 14h.
A Obra da nova Delegacia da PCPA contará com equipamentos novos e de qualidade, para dar o melhor atendimento à população de aproximadamente 8 mil habitantes que residem na Ilha, localizada a 20 km da Capital paraense. O novo equipamento de segurança vai garantir agilidade no registro de ocorrências para os moradores e visitantes do local, atendidos no Distrito de Icoaraci.
Investimentos em Delegacias no Pará
Entre os anos de 2023 e 2024, por meio do Fisp, o Estado construiu e reconstruiu nove unidades policiais, entre elas a de Salinópolis, Anajás, Curralinho, Muaná, Salvaterra, Afuá, Xinguara, Barcarena e Itaituba. Além da reconstrução das delegacias, no ano passado já foram feitas manutenções prediais em mais de 50 unidades da Polícia Civil do interior.
Confira os investimentos na segurança em Cotijuba:
- O Estado entregou um quadriciclo, na Ilha de Cotijuba, no mês de julho, para auxiliar nas rondas efetuadas pela PMPA;
- O governo estadual investiu também na aquisição de quatro motocicletas XRE300 para reforçar o policiamento;
- O Estado entregou ainda duas novas lanchas de 300HP ao Grupamento Fluvial de Segurança Pública, utilizadas para o patrulhamento na região das ilhas, Combu e Cotijuba e nos distritos de Mosqueiro e Icoaraci.
- Estado entregou Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) para produtoras rurais de Belém e Cotijuba
- Ilha de Cotijuba recebe reforços de investimentos, especialmente, nas áreas da produção rural e do turismo. O investimento é realizado a partir de um trabalho integrado entre um conjunto de secretarias estaduais, cujo objetivo é fortalecer o desenvolvimento econômico de famílias das localidades.
Outras ações e investimentos em Cotijuba:
- Desde o ano de 2019, agricultores e extrativistas de Cotijuba recebem apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), com o Cadastros Ambientais Rurais (CARs), que permitem o acesso ao crédito rural, à regularização fundiária, aos mercados institucionais de comercialização, entre outras políticas públicas, além de qualificações e atendimento contínuo a mais de 50 famílias.
- Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), fez o repasse de 34 equipamentos para melhoria da qualidade de açaí na ilha de Cotijuba, beneficiando batedores de açaí locais.
A Ilha - Cotijuba é uma das 42 ilhas que fazem parte do arquipélago de Belém. Os 15 quilômetros de praias de água doce e morna são banhados pelas Baías do Marajó e do Guajará, o que atribui a cada balneário características particulares que encantam os visitantes. Das 42 ilhas do arquipélago de Belém, Cotijuba é a terceira maior em dimensão territorial. A ilha possui uma população de aproximadamente 5 mil habitantes, que vivem principalmente da pesca e do turismo. Além disso, a ilha é conhecida por abrigar uma das maiores colônias de botos-cor-de-rosa do Brasil, que podem ser avistados durante os passeios de barco.
Porta-Voz: governador do Pará, Helder Barbalho.