Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRABALHO, EMPREGO E RENDA

Capacita COP 30 entrega certificados para quase 3 mil alunos nesta quinta-feira (17)

Por Ingo Müller (SECOM)
15/10/2024 15h51
Abertura: 17/10/2024 17h00
Encerramento: 17/10/2024 18h00
Local: Hangar - Centro de Convenções
Endereço: Avenida Dr. Freitas S/N
Contatos: Ingo Müller, ascom COP30 - 9 8111-5518

O governo do Pará irá certificar 2.900 estudantes que aderiram ao programa “Capacita COP30”. A cerimônia de entrega dos certificados será nesta quinta-feira (17), às 17h, no Hangar Centro de Convenções.

Promovido pelo Estado em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e mais 25 entidades, o Capacita COP 30 surgiu para preparar mão de obra local para o atendimento ao público em diversos setores visando melhorar a receptividade aos visitantes durante a Conferência Climática da ONU, a COP 30, que será realizada no mês de novembro de 2025, em Belém.

Até o momento já foram certificados mais de 1.600 estudantes, que participaram de uma cerimônia de entrega de certificados em agosto deste ano. Com esta segunda turma o número de estudantes qualificados salta para mais de 4.500. Até a COP a meta é qualificar 22 mil pessoas de forma gratuita.

Sobre o projeto - O programa "Capacita COP 30" foi lançado pelo Governo do Pará em março de 2024 com o objetivo de certificar pessoas interessadas em ingressar no mercado de trabalho que possam atuar direta ou indiretamente na cadeia produtiva como igualmente, nas áreas de infraestrutura e produção alimentícia, para atender as demandas da COP 30 no Estado do Pará.

Ao todo são ofertados 67 cursos nas áreas de gastronomia, turismo, infraestrutura e segurança do trabalho. As aulas são ministradas pelas secretarias estaduais, entidades parceiras e iniciativa privada. Os cursos ocorrem de forma on-line ou presencial nos polos da Região Metropolitana de Belém, Santarém, Marajó e na região do salgado.

Todos os alunos graduados pelo programa recebem um selo especial em seus certificados, atestando que eles foram qualificados para atuar como mão de obra voltada para a realização da Conferência Climática da ONU em Belém.

Serviço:  Para mais informações e inscrições nos cursos de capacitação basta acessar a plataforma capacitacop30.pa.gov.br

Obras estruturantes que deixarão legado - São cerca de 30 ações executadas pelo Governo do Estado que estão em curso e que tem o objetivo de não só preparar Belém para a Conferência Climática da ONU, mas também deixar um legado de desenvolvimento e novas oportunidades a todos os paraenses. São elas:

- Parque da Cidade - Sede da COP 30, o parque terá 500 mil metros quadrados, com 50 hectares de paisagismo. A primeira fase, destinada a atender às necessidades da conferência, será entregue em outubro de 2025. Atualmente, quase 70% das obras da fase COP estão concluídas. O parque contará com quadras poliesportivas, centros de economia criativa e gastronomia, além de instalações culturais como cinema, biblioteca e um teatro multiuso.

-  No início do mês de outubro, o Estado entregou o 1° Batalhão de Polícia Militar, no bairro da Sacramenta, que funciona dentro do Complexo Parque da Cidade. A nova sede do 1º BPM vai proporcionar mais segurança aos frequentadores do Parque e moradores da região aumentando a capacidade de resposta e a eficácia no combate à criminalidade.

- As avenidas Doca e Tamandaré, localizadas em bairros históricos da capital (Reduto, Umarizal e Cidade velha), estão em obras e serão transformadas em parques lineares - a Nova Doca e a Nova Tamandaré. As vias ligam pontos turísticos importantes de Belém, como Porto Futuro 2, Estação das Docas, Hangar e Ver-o-Rio. Os projetos da nova Doca e da nova Tamandaré contemplam rede coletora de esgoto com tratamento de resíduos, áreas verdes, academia ao ar livre e ciclovia, valorizando a história dos rios que cortam a cidade até os dias atuais.

- A Rua da Marinha, via estratégica para o escoamento do trânsito na capital, que conta com duas faixas atualmente e será ampliada para 6 faixas. O projeto de ampliação da Rua da Marinha faz parte das obras estruturantes da COP 30, e deve beneficiar diretamente moradores de sete bairros de Belém com melhorias na mobilidade urbana.

- A macrodrenagem da bacia do Tucunduba e Murucutu, envolvendo 15 canais - obra fundamental para reduzir os problemas de alagamento em Belém - e as obras de pavimentação asfáltica estão em andamento.

- As obras de conectividade, para melhorar a oferta de internet durante a COP, encontram-se em fase de planejamento.

- Porto Futuro II - Os 5 galpões cedidos pela Companhia Docas do Pará (CDP) ao governo do Estado estão sendo recuperados e vão ser transformados em um complexo de lazer e gastronomia, que será um novo ponto turístico da cidade. A obra está 32% pronta.

- Está na fase de conclusão o processo de licitação para iniciar também as obras da Feira do Barreiro, que será requalificada, beneficiando 850 feirantes na Sacramenta, bairro com 100 anos de história, que abriga cerca de 50 mil pessoas.

Porta-voz: Governador Helder Barbalho e alunos certificados