Jean Bitar realiza campanha de doação de sangue em parceria com o Hemopa
“RE x PA da Solidariedade. Marque um gol pela vida. Doe Sangue” é o tema da terceira campanha de doação voluntária de sangue promovida pelo Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), com a finalidade de manter a regularidade do estoque de sangue para atendimento da demanda transfusional na rede hospitalar do Estado. A ação de responsabilidade social será nesta quarta-feira (16), das 8h às 16h.
A organização da campanha está sendo realizada pelo Grupo de Trabalho e Humanização (GTH) da unidade hospitalar, com apoio da Agência Transfusional. A Unidade Móvel ficará em frente ao HJB para receber as doações. A campanha, que tem como público-alvo funcionários, acompanhantes de usuários e a população do entorno do Hospital, tem a meta de coletar 120 bolsas de sangue.
A mobilização solidária visa ainda estimular o gesto que salva vidas entre os torcedores dos clubes do Remo e Paysandu, que fazem o maior clássico de futebol da Amazônia, a fim de movimentar as torcidas por um único objetivo: salvar vidas com a doação de sangue.
Esta será a terceira vez que o HJB realiza campanha de doação de sangue em parceria com o Hemopa, em 2024. A primeira foi em fevereiro e a segunda em junho, que resultou em 166 doações coletas, que beneficiaram 664 pacientes internados na rede hospitalar.
Atualmente, a Agência Transfusional registra uma média de 77 transfusões/mês, totalizando 650 transfusões de janeiro a setembro de 2024.
O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Quem pode doar sangue?
- Voluntários com idade entre 16 e 69 anos. Devem estar alimentados e não ter apresentado sintomas de gripe/resfriado há pelo menos 10 dias;
- Menores de idade, apresentando documento com a autorização dos pais, e
- Pessoas que pesam mais de 50 quilos e em bom estado de saúde.
Também é preciso apresentar documento de identificação original e com foto.
Sugestão de entrevistados:
Giovani Merenda - diretor-executivo do HJB
Alyne Pardauil - responsável técnica pela Agência Transfusional do HJB
Texto: Vera Rojas - Ascom/HJB