Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Governo do Pará entrega 1º Batalhão da PM no Parque da Cidade, em Belém

Por Governo do Pará (SECOM)
08/10/2024 15h48
Abertura: 09/10/2024 11h30
Encerramento: 09/10/2024 12h30
Local: Parque da Cidade, em Belém
Endereço: Av. Senador Lemos, 4700 – Sacramenta
Contatos: Ronan Frias (91) 99116-3667

Instalado numa das principais obras da COP 30, com localização estratégica, dentro do Complexo Parque da Cidade, o Governo do Estado entrega nesta quarta-feira, 9, as novas instalações da sede do 1° Batalhão de Polícia Militar, no bairro da Sacramenta, em Belém.

A nova sede do 1º BPM vai proporcionar mais segurança aos frequentadores do Parque e moradores da região aumentando a capacidade de resposta e a eficácia no combate à criminalidade.

A mudança de sede, para o Parque da Cidade, simboliza uma forma estratégica da Instituição, uma vez que, com a realização da COP-30, o Governo já está realizando a ampliação do policiamento.

O Parque -  O Parque da Cidade terá mais de 500 mil metros quadrados de obras construídas, além de uma área paisagística de 50 hectares. O local vai receber eventos da COP 30 e o Centro de Economia Criativa. Esta é a maior obra de intervenção urbana realizada no Pará.

O equipamento cultural tem Centro de Economia Criativa e o Centro Gastronômico, além de cinema, estúdio de gravação musical, mercado de produtos regionais, biblioteca, fonoteca, praça de alimentação, a praça marajoara e um ateliê multiuso.

Conta com uma Torre de Contemplação, um templo ecumênico, o "Oratório da Água e da Luz", um Teatro Multiuso, palcos interno e externo e uma Praça de Exposição de Aeronaves, que manterá viva a memória do Aeroporto Brigadeiro Protásio e do Aeroclube de Belém, que funcionou no local.

As obras do Parque da Cidade são divididas em duas etapas. A primeira etapa, que visa a COP30, está com o cronograma adiantado: dois terços (66%) da obra já foram executados até o momento.

O parque tem quadras poliesportivas instaladas, parte da estrutura do sistema elétrico já foi feita, o projeto de paisagismo já contou com o plantio de mais de 650 árvores de médio e grande porte e também já foram construídos o estacionamento e uma parte estrutural da escola de economia criativa. A previsão de entrega desta etapa da obra é agosto de 2025.

Contagem regressiva - A menos de 400 dias do evento que acontece entre os dias 10 e 21 de novembro do próximo ano, a capital paraense é um verdadeiro canteiro de obras. São cerca de 30 ações executadas pelo Governo do Estado que estão em curso e que tem o objetivo de não só preparar Belém para a Conferência Climática da ONU, mas também deixar um legado de desenvolvimento e novas oportunidades a todos os paraenses.

Entre as obras que deixarão legado para Belém, estão:

As avenidas Doca e Tamandaré, localizadas em bairros históricos da capital (Reduto, Umarizal e Cidade velha), estão em obras e serão transformadas em parques lineares - a Nova Doca e a Nova Tamandaré. As vias ligam pontos turísticos importantes de Belém, como Porto Futuro 2, Estação das Docas, Hangar e Ver-o-Rio. Os projetos da nova Doca e da nova Tamandaré contemplam rede coletora de esgoto com tratamento de resíduos, áreas verdes, academia ao ar livre e ciclovia, valorizando a história dos rios que cortam a cidade até os dias atuais.

A Rua da Marinha, via estratégica para o escoamento do trânsito na capital, que conta com duas faixas atualmente e será ampliada para 6 faixas. O projeto de ampliação da Rua da Marinha faz parte das obras estruturantes da COP 30, e deve beneficiar diretamente moradores de sete bairros de Belém com melhorias na mobilidade urbana.

A macrodrenagem da bacia do Tucunduba e Murucutu, envolvendo 15 canais - obra fundamental para reduzir os problemas de alagamento em Belém - e as obras de pavimentação asfáltica estão em andamento.

As obras de conectividade, para melhorar a oferta de internet durante a COP, encontram-se em fase de planejamento.

Porto Futuro II - Os 5 galpões cedidos pela Companhia Docas do Pará (CDP) ao governo do Estado estão sendo recuperados e vão ser transformados em um complexo de lazer e gastronomia, que será um novo ponto turístico da cidade. A obra está 32% pronta.

Com espaço para valorização da cultura popular, do patrimônio imaterial, da história amazônica, das experiências gastronômicas e também da biodiversidade do Pará, este espaço vai proporcionar uma nova experiência para o visitante.

Está na fase de conclusão o processo de licitação para iniciar também as obras da Feira do Barreiro, que será requalificada, beneficiando 850 feirantes na Sacramenta, bairro com 100 anos de história, que abriga cerca de 50 mil pessoas.

Desenvolvimento urbano, com construção de avenidas, viadutos, pontes e melhorias em canais, além investimentos em infraestrutura, saneamento e mobilidade são prioridades do Governo para COP30.

Porta-voz: governador do Pará, Helder Barbalho