Hospital de Clínicas inscreve para curso de reanimação cardíaca
Saber agir em situações de emergência pode fazer toda a diferença entre a vida e a morte. Pensando nisso, o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), referência em cardiologia no Pará, realizará no dia 22 de outubro, das 14h às 18h, no Auditório Dr. Ronaldo de Araújo, na instituição, em Belém, o “Curso de Ressuscitação Cardiopulmonar”, como parte dos cursos pré-jornada da “V Jornada de Pesquisa Gaspar Vianna”, que ocorrerá entre 22 e 24 de outubro de 2024.
O curso é destinado principalmente a pessoas leigas, que muitas vezes são as primeiras a presenciar uma parada cardíaca. Capacitar essas pessoas é essencial porque, na maioria das vezes, não há tempo de esperar o socorro médico chegar, sendo fundamental agir rapidamente.
O cardiologista Helder Reis, coordenador do CTSR, destaca que a ressuscitação cardiopulmonar (RCP), quando feita de forma correta e no tempo adequado, pode aumentar significativamente as chances de sobrevivência em casos de parada cardíaca.
Estudos da American Heart Association (AHA) mostram que a execução correta da manobra de RCP pode reduzir em até 75% o risco de morte. Em um país onde ocorrem, em média, 200 paradas cardíacas por dia, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cada segundo é essencial.
A RCP deve ser iniciada em até 3 minutos após a parada, como recomendado pelas diretrizes da AHA. Contudo, cerca de 50% dos pacientes chegam ao hospital já sem possibilidade de intervenção, de acordo com a SBC, o que reforça a importância de capacitar a população para que possa agir de imediato até a chegada do socorro especializado.
Para se inscrever, clique aqui: