Estado assina contrato de construção de sistemas rurais de abastecimento de água para 17 municípios
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional (SECIR), e a Caixa Econômica Federal, celebram a assinatura de contrato para Construção de Sistemas Rurais de Abastecimento de Água no âmbito do Novo PAC na próxima segunda-feira, 16, às 14 horas, no Palácio do Governo.
A SECIR será responsável pela execução das obras em 17 municípios, onde serão implantados microssistemas de abastecimento de água em diversas localidades rurais.
Os municípios que receberão as obras são Alenquer, Almeirim, Aveiro, Santarém, Terra Santa, Belterra, Itaituba, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha e Rurópolis, na região Oeste, e Breves, Curralinho e Salvaterra, no Arquipélago do Marajó. O investimento chega a quase R$ 50 milhões.
Os microssistemas serão projetados para utilizar captação subterrânea, por meio de poços com bombas submersas. Cada sistema terá um processo de tratamento adequado. Eles também serão adaptados conforme as necessidades locais. Alguns terão rede de abastecimento e ligações domiciliares, enquanto outros adotarão um modelo mais simples, com chafarizes. Para assegurar o funcionamento contínuo, o projeto prevê a instalação de painéis solares.
Porta-voz: governador Helder Barbalho