Governo do Estado credencia imprensa para celebração do Ideb e anúncios para comunidade escolar
O Governo do Estado do Pará e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) reúnem, na próxima segunda-feira, 16, dez mil pessoas da Região Metropolitana de Belém (RMB) e do interior, entre profissionais da educação, estudantes, além de pais e responsáveis, para o evento "Educação que cresce, Pará que avança", em comemoração dos resultados da educação paraense no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) neste segundo semestre de 2024.
O evento será realizado na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), às 10h, e contará com anúncios importantes para a educação, além da entrega dos cheques do programa "Bora Estudar", aos melhores estudantes de cada turma e àqueles que tiraram nota a partir de 900 pontos na redação do Enem 2023.
Ideb 2023 - O Pará é destaque nacional pelo avanço histórico na educação da rede pública estadual ao crescer 1,3 pontos no Ideb 2023. Com a nota 4,3 no Ensino Médio, que é de responsabilidade exclusiva do Estado, o Pará saiu do 26º lugar, que ocupava em 2021, para a 6ª colocação no ranking do Ideb 2023. O cálculo e a divulgação dos dados são feitos a cada dois anos pelo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC).
Além de ser o Estado que mais cresceu no ranking nacional, o Pará também é o Estado que mais evoluiu em aprendizagem, nas proficiências em Língua Portuguesa e em Matemática - áreas de conhecimento avaliadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) estabeleceu uma agenda prioritária nos 144 municípios paraenses para reverter o cenário educacional, como: combate à evasão escolar, aquisição de material didático, intervenções pedagógica para melhoria da aprendizagem; reforço escolar, inserção do componente curricular educação ambiental, financeira, projeto de vida e projeto de convivência; escolas de tempo integral e inclusão de recursos tecnológicos nos espaços educativos. Além disso, a Seduc aumentou o tempo de aula das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para recomposição de aprendizagem.
Bora Estudar - O "Bora Estudar" é o maior programa de bonificação e reconhecimento para estudantes do Brasil, que beneficia os melhores estudantes com R$ 10 mil reais em crédito habitacional, para aquisição de materiais de construção que serão utilizados na reforma e ampliação de sua residência, uma parceria com a Companhia de Estado de Habitação (Cohab). São contemplados os melhores estudantes de cada turma, além daqueles que alcançaram nota a partir de 900 pontos na redação do Enem 2023. Durante o evento, 2769 estudantes dos municípios das Diretorias Regionais de Ensino (DREs) de Belém, Ananindeua, Abaetetuba, Santa Izabel do Pará e Castanhal receberão o cheque do Bora Estudar. Com a entrega, o Governo do Estado, por meio da Seduc, alcançará o número de 11.499 estudantes beneficiados, um total de R$ 114,9 milhões de reais transferidos para as famílias.
Credenciamento - O prazo para o credenciamento da imprensa será encerrado ao meio-dia do próximo dia 15 de setembro (domingo). As solicitações de credenciamento devem ser feitas, exclusivamente, pelo e-mail: redacao@agenciapara.com.br. A entrega da credencial será feita, presencialmente no local do evento. A entrada da imprensa será pelo acesso 02 entre os portões 4 e 5 do Mangueirinho, na Avenida Augusto Montenegro.
Para autorização das credenciais - informar nome do veículo, nome dos integrantes da equipe, cargo e RG de todos.
Porta-voz: governador do Estado, Helder Barbalho