Primeira turma de formados pelo programa Capacita COP 30 recebe certificação
O Governo do Pará irá certificar nesta terça-feira (13), mais de 1.600 alunos que fazem parte das primeiras turmas do programa de qualificação “Capacita COP 30”, promovido pelo Estado, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), além de mais 20 entidades, para preparar mão de obra local para o atendimento ao público, em diversos setores, durante a Conferência Climática da ONU, a COP 30, em novembro de 2025, em Belém.
O programa proporciona oportunidades de qualificação profissional e crescimento pessoal através da oferta gratuita de mais de 60 cursos nas áreas de turismo, gastronomia, infraestrutura e segurança do trabalho. As aulas ocorrem em polos distribuídos pela Região Metropolitana de Belém, Santarém, Marajó e no nordeste paraense. Até a COP 30, o Governo do Pará deve formar 18 mil alunos, de forma gratuita, garantindo novas oportunidades de emprego e renda para a população.
Sobre o projeto - O programa "Capacita COP 30" foi lançado pelo Governo do Pará em março de 2024 com o objetivo de certificar pessoas interessadas em ingressar no mercado de trabalho que possam atuar direta ou indiretamente na cadeia produtiva como igualmente, nas áreas de infraestrutura e produção alimentícia, para atender as demandas da COP 30 no Estado do Pará. As aulas são ministradas pela Sectet com o apoio de outras secretarias, entidades parceiras e da iniciativa privada.
Todos os alunos graduados pelo programa recebem um selo especial em seus certificados, atestando que eles foram qualificados para atuar como mão de obra voltada para a realização da Conferência Climática da ONU em Belém.
Para o segundo semestre já há cursos com inscrições abertas, podendo ser realizadas através deste site.
Serviço: A formatura do "Capacita COP 30" será nesta terça-feira, 13 de agosto, às 9h, no Hangar Centro de Convenções, em Belém.
Porta-voz: governador do Pará, Helder Barbalho