CIIR celebra ‘Dia Mundial dos Povos Indígenas’ com programação cultural
Nos dias 6, 7, 8 e 9 de agosto (terça a sexta-feira), o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, realizará ampla programação alusiva ao “Dia Internacional dos Povos Indígenas” - 9 de agosto. A programação começará com a 7ª edição da Feira de Empreendedores, das 9h30 às 17h.
O comércio inclusivo terá a participação da etnia Guajajara, com a comercialização de acessórios, além da pintura corporal indígena.
No dia 9, os setores de Arte e Cultura e o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) promoverão roda de conversa sobre a temática “A Valorização da memória e da tradição na educação escolar indígena”, tendo como facilitadores indígenas da etnia Guajajara - Ytahy Guajajara, Maria Ângela Bento Lopes Guajajara e Moraes Johnny Bento da Silva Guajajara. O evento será no bloco C, a partir de 9h, com mediação da presidente do GTH, Ivana Pimentel.
Durante a Feira, haverá o movimento “Slow Food”, que vai na contramão do “Fast Food”. O objetivo é promover maior apreciação da comida, melhorar a qualidade das refeições e valorizar o produto, o produtor e o meio ambiente.
A Feira de Empreendedores surgiu a partir da constatação de que algumas mães faziam vendas esporádicas nos ambientes do CIIR, justamente quando estavam à espera de atendimento aos filhos. Elas ofereciam seus produtos nas recepções da unidade.
A gestão do Centro de Reabilitação decidiu, a partir de 2022, ofertar o espaço empreendedor, considerando que a maioria das famílias assistidas pela instituição precisa aumentar a renda, por não atuar no mercado de trabalho formal devido ao acompanhamento integral aos usuários da instituição.
Na Feira são oferecidos produtos alimentícios, peças de vestuário, artesanato, plantas, decoração, acessórios e papelaria.
O Complexo de Reabilitação pertence ao Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano(INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.
Porta-voz: Denise Morais, supervisora do setor de Arte e Cultura e uma das organizadoras do evento.