Entrega de trituradores de vidro busca reduzir resíduos em Salinópolis
Neste sábado, 13, às 12h, na Praia do Atalaia, em Salinópolis, a vice-governadora Hana Ghassan recebe da iniciativa privada cinco trituradores de vidro, graças à intermediação do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), a Defensoria Pública do Estado, e o Ministério Público do Pará. Os equipamentos têm capacidade para triturar 150kg de vidro por hora e serão repassados à Prefeitura de Salinópolis e à duas cooperativas de materiais recicláveis do município.
A medida visa mitigar o volume de recipientes de vidro e resíduos nas praias de Salinópolis, especialmente durante o período de férias de julho, quando a região recebe um grande número de turistas. Dos cinco trituradores, um será entregue à Prefeitura de Salinópolis, enquanto os outros quatro serão destinados para as cooperativas de material reciclado, duas para cada.
Além de reduzir o impacto ambiental causado pelos resíduos de vidro, a iniciativa tem um papel importante na cadeia da bioeconomia local. Após serem triturados pelas cooperativas, os recipientes de vidro serão vendidos a uma empresa, de fora do estado, especializada em reaproveitamento desse material. Esse processo não apenas promove a sustentabilidade, mas também gera renda para os trabalhadores das cooperativas e fortalece a economia circular.
Porta-voz: vice-governadora do Pará, Hana Ghassan.