Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Governo do Pará participa da entrega do Novo Prédio da Seção de Hepatologia do Evandro Chagas

Por Governo do Pará (SECOM)
09/07/2024 10h52
Abertura: 09/07/2024 14h00
Encerramento: 09/07/2024 15h30
Local: Auditório da Seção de Hepatologia do Instituto Evandro Chagas, em Ananindeua.
Endereço: Rodovia BR-316, Km 07, s/n, Levilândia, Ananindeua, em frente à Faculdade da Amazônia (FAAM)
Contatos: Ronan Frias (91) 99116-3667

O governador do Pará, Helder Barbalho, participa, nesta terça-feira (09) da entrega do prédio da Seção de Hepatologia do Instituto Evandro Chagas (SEHEP), no campus de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. O evento contará com a presença da ministra de Estado da Saúde, Nísia Trindade, e da secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel. O descerramento da placa acontecerá no auditório da Seção, às 14h, em seguida, haverá coletiva à imprensa, com transmissão ao vivo por link, acesse aqui.

Estrutura - O novo prédio da SEHEP tem infraestrutura necessária para promover o avanço das pesquisas na área da Hepatologia e contribuir para a expansão da capacidade laboratorial e para o atendimento das necessidades estratégicas do Ministério da Saúde em relação às hepatites. A entrega das novas instalações contribui para o aumento da quantidade e qualidade das pesquisas em relação às doenças determinadas socialmente, a exemplo das Hepatites Virais. 

Benefícios - Com a nova estrutura, o Instituto Evandro Chagas pode atuar efetivamente no diagnóstico molecular de pelo menos 3.000 amostras/mês. Hoje o IEC atua como apoio ao diagnóstico laboratorial de pelo menos 7 Estados da Amazônia brasileira e de todos os estados do Nordeste.

Hepatite no Pará - As hepatites virais são tema da campanha Julho Amarelo, e são inflamações no fígado, causadas por vírus. A vacinação é a principal forma de prevenção. A contaminação da Hepatite A acontece pela falta higiene ou contato com água e alimentos contaminados. A Hepatite B é a que possui a maior incidência na população e se dá pela transmissão por via sexual ou contato sanguíneo com equipamentos contaminados, por exemplo. Já na Hepatite C, o contato ocorre de forma sexual desprotegida (menor frequência) e o contato sanguíneo com equipamentos que perfuram e cortam (maior frequência).

Programação – Na programação do ‘Julho Amarelo,’ a Sespa realiza ações de testagem rápida para Hepatite B, Hepatite C, sífilis e HIV além de vacinas contra Hepatite B, Influenza, Coronavac, Pfizer, Bivalente e HPV, no Centro Integrado de Comando e Controle, instalado na praia do Atalaia, em Salinópolis, nos dias 08 e 09 de julho, 15 e 16 de julho e 22 e 23 de julho de 8h30 às 13h.

A ação se repete no dia 28 de julho, no Mercado Municipal de Salinópolis, de  8h30 às 13h, e na Nova Orla de Salinópolis, no dia 29 de julho, de 17h às 21h.

Porta-vozes: Governador do Pará, Helder Barbalho, e a Ministra da Saúde, Nísia Trindade.