Pará é sede da reunião do Comitê de Gestão da Pesca da Região Norte
De 25 a 28 de junho, o Pará vai ser a sede da reunião ordinária do Comitê Permanente de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros Continentais das Bacias Amazônica e Tocantins-Araguaia (CPG NORTE). O órgão faz parte da rede institucional de pesca do país, e vinculado à Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O CPG Norte (Bacias Amazônica e Tocantins-Araguaia) tem o objetivo de subsidiar o Governo Federal na formulação, avaliação e apoio para o desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira.
Esta é a segunda vez que o Pará sedia o evento que este ano além de discutir o ordenamento da pesca nas referidas bacias, terá um dia inteiramente dedicado a discutir a problemática da redução nas capturas de camarão na Bacia Hidrográfica do Marajó e Baixo Tocantins.
A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará (Sedap), por meio da Diretoria de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura, será a sede do evento em Belém. A Sedap integra o Comitê de Gestão da Pesca no Norte, contribuindo para que o ordenamento da atividade pesqueira seja baseado no diálogo entre governo e sociedade civil.
São esperados representantes das Superintendências do Ministério da Pesca nos estados da Região Norte; da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); das prefeituras paraenses; do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis); do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade); da Federação de Pescadores do Estado do Pará; de colônias de pescadores e de organizações da sociedade civil.