Estado entrega Centro Especializado no Acolhimento de Meninas e Mulheres Marajoaras em Breves
Com o olhar atento para a região do arquipélago do Marajó, o governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), entrega nesta quinta-feira, 6, às 10h, o Centro Especializado em Atendimento a Meninas e Mulheres Marajoaras, no município de Breves. As obras foram executadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP).
O local vai facilitar o acesso das mulheres em situação de violência a uma estrutura que acompanhe as diversas etapas pelas quais elas precisam passar para enfrentar o problema de forma integral e definitiva. A iniciativa visa fortalecer o combate aos crimes relacionados à violência contra a mulher na região do Marajó.
A iniciativa faz parte do Programa “Mulher Segura e Protegida”, do Governo Federal, que tem como objetivo integrar os serviços para acolher e libertar as mulheres que vivem em situação de violência, garantindo um atendimento qualificado e humanizado, de forma completa e articulada.
O CENTRO
O espaço conta com uma estrutura inovadora, garantindo atendimento e serviços especializados, todos reunidos em um só espaço, para acolher mulheres vítimas de violência doméstica, oferecendo apoio psicossocial, delegacia; Juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, brinquedoteca para acolher os filhos das vítimas e alojamento de passagem.
O projeto foi subsidiado pelo governo do estado seguindo as diretrizes e orientações do Ministério das Mulheres, por meio do programa 'Mulher Viver sem Violência', retomado em março de 2023.
Porta-voz: Helder Barbalho, governador do Pará.