"Revoada de Pássaros Juninos" abre o Arraial de Todos os Santos neste sábado (8)
A trigésima sétima edição do "Arraial de Todos os Santos: o maior arraial da Amazônia” chega a 2024 com toda a beleza, o colorido e a riqueza do imaginário folclórico paraense. A abertura da programação será no sábado (8), às 17h, na Casa das Artes, com a "Revoada de Pássaros Juninos".
A Revoada é o momento lúdico em que os grupos encenam a reunião de pássaros e bichos que tentam fugir de caçadores em uma floresta. Com ajuda de seres lendários, as aves conseguem escapar e iniciam a revoada, símbolo da liberdade para brincar o mês junino no maior arraial da Amazônia. Durante o evento será realizado, no entorno da Praça Santuário de Nazaré, um cortejo com os fazedores da cultura popular caracterizados com as vestimentas e alegorias folclóricas.
Após o cortejo que começa às 17h, haverá a apoteose dos grupos dentro da Casa das Artes e no encerramento da Revoada terá o show do grupo Sentinelas do Norte, às 19h. A Casa das Artes está localizada na Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, nº 236, bairro de Nazaré, em Belém.
Arraial de Todos os Santos, o maior arraial da Amazônia - Dia 8 e de 13 a 30 de junho, a cultura popular vai transbordar nos cinco prédios da Fundação Cultural do Estado do Pará (Centur, Casa das Artes, Teatro Waldemar Henrique, Casa da Linguagem e Curro Velho) com a representatividade de todo o território paraense nas apresentações das quadrilhas; na harmonia entre dança, música e teatro com as manifestações dos grupos de Folguedos; a inclusão no concurso de miss da Diversidade, a celebração do auto junino e os shows de artistas regionais. A expectativa é que mais de 200 mil pessoas celebrem os santos juninos no Arraial da FCP. Tudo de graça!
Porta-voz: Claudia Pinheiro, diretora de Interação Cultural da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP)