Casa das Artes abriga a exposição Araetá – A Literatura dos Povos Originários
A exposição Araetá – A Literatura Dos Povos Originários pode ser vista a partir de 16 de abril na Casa das Artes, em Belém. A Casa das Artes é uma das unidades da Fundação Cultural do Estado do Pará.
A exposição reúne mais de 300 livros catalogados de autoria de 110 escritores indígenas no Brasil. São livros escritos e narrados em língua portuguesa e nativa, publicados por 105 diferentes editoras do país, que apresentam ao público um acervo inédito. A mostra também reuniu ilustrações, fotografias, artesanias e objetos artísticos.
A exposição Araetá é composta por duas salas que formam um percurso da produção literária indígena no Brasil. Há também vídeos, áudios e fotografias que revelam ao visitante o contexto em que vivem os autores, seus territórios, lutas e cultura.
A exposição se propõe a retratar e a quebrar o mito de que a arte literária dos povos indígenas é de tradição oral somente. A escritora Eliane Potiguara, uma das pioneiras na literatura indígena, é um dos destaques da amostra.
A exposição tem apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Estado do Pará; patrocínio do Instituto Cultural Vale e Ministério da Cultura.
Sugestão de entrevistado:
Thiago Miranda, presidente da Fundação Cultural do Estado do Pará
Serviço:
Abertura: 16 de abril
Hora: 19h
Visitação: 17 de abril a 24 de maio
Horário: 9h às 17h
Casa das Artes
Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236