Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Fapespa assinará acordo com Université de Guyane

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
25/03/2024 15h19
Abertura: 26/03/2024 16h30
Encerramento: 26/03/2024 17h30
Local: Auditório Fapespa
Endereço: Av. Presidente Vargas, 670, em Belém.
Contatos: Manuela Oliveira 91 99105-9848

O consenso científico indica que a preservação da floresta amazônica é imperativo para a sustentabilidade do planeta. Assim, a superação dos desafios da Amazônia visando o desenvolvimento sustentável, manter a floresta viva e melhorar a qualidade de vida dos mais de 29 milhões de amazônidas, passa necessariamente pela cooperação científica e tecnológica entre os Brasil, seus estados membros e demais países, seja na região amazônica, seja numa aliança global. 

Em alinhamento com essa perspectiva será realizada amanhã (26), 16:30h, no auditório da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) a celebração de Memorando de Entendimento visando à adesão da Université de Guyane ao âmbito da iniciativa Amazônia +10, com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), congregadas através do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

A parceria entre os países busca estreitar a cooperação internacional entre pesquisadores, instituições científicas e empresas para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação da região amazônica. A assinatura do memorando de entendimento e o termo de adesão técnica serão realizados durante a visita do Presidente da França Emmanuele Macron e do Presidente da Université de Guyane Laurent Languet. 

O Amazônia +10 foi lançado em julho de 2022, e logo na primeira chamada de propostas garantiu a participação de 20 fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) do país. A principal condutora no Pará é a Fapespa, que já administra cinco dos 36 projetos contemplados na primeira chamada. As cinco elaborações são presididas e orientadas em três grandes eixos temáticos: Território, Povos da Amazônia e Fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis.

Entrevistados: Presidente da Université de Guyane Laurent Languet e Presidente da Fapespa, Marcel Botelho.