Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

HRBA promove 1º Simpósio sobre a Saúde dos Rins

Por Ascom (Ascom)
13/03/2024 12h00
Abertura: 14/03/2024 14h00
Encerramento: 14/03/2024 18h00
Local: Auditório da Universidade da Amazônia (Unama
Endereço: Rua Rosa Vermelha, 335 - Aeroporto Velho, em Santarém
Contatos: Gustavo Campos/Analista de Comunicação do HRBA: (93) 99185-0352
Natashia Santana/Analista de Comunicação do HRBA: (93) 99191-0655

Referência em tratamento de insuficiência renal para uma população de 1,4 milhão de habitantes residentes em 29 municípios do oeste do Pará, o Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, promove nesta quinta-feira (14) o 1º Simpósio Multiprofissional sobre a Saúde dos Rins, em alusão ao Dia Mundial do Rim, comemorado sempre na segunda quinta-feira do mês de março.

Com o tema “Saúde dos Rins: exame de creatinina para todos”, o evento ocorrerá no auditório da Universidade da Amazônia (Unama) e será voltado para profissionais que trabalham na atenção básica de saúde de Santarém e de outros municípios da região oeste do estado, além de acadêmicos da área de saúde. O objetivo é discutir a saúde dos rins, como realizar um tratamento de qualidade aos doentes renais crônicos e de que forma os profissionais podem atuar para prevenir o desenvolvimento de insuficiência renal nos pacientes atendidos.

Serão seis palestras ministradas por profissionais que atuam no Regional do Baixo Amazonas: o médico nefrologista José Campos vai falar sobre a “Abordagem ao Paciente Pré-renal”; o tema da médica nefrologista Ivaneide Pantoja será “Princípios do tratamento da DRC na atenção básica e DP como modalidade de tratamento para DRC”; o enfermeiro nefrologista Tiago Fernandes vai abordar o “Transplante renal como modalidade de tratamento”; a farmacêutica Kêmila Colares vai falar sobre a “Medicação nefrotóxica”; a nutricionista Lidiane Garcia apresentará o tema “Alimentação no tratamento pré-renal e conservador da DRC”; e a psicóloga Ádria Oliveira vai abordar o “O impacto psicológico do tratamento renal”.

Atualmente, o HRBA oferece serviço de hemodiálise a 197 usuários, além de 22 pacientes que fazem a diálise peritoneal em casa, com o acompanhamento dos profissionais da instituição. O Centro de Terapia Renal Substitutiva (CRTS) conta com 86 profissionais atuando diariamente no atendimento e acompanhamento desses usuários.

Só no ano passado, a unidade realizou 30.400 sessões de hemodiálise, que consiste na ação de máquinas para a filtragem do sangue, retirando líquidos e toxinas, como ureia e creatinina. Uma média de 2.500 atendimentos por mês aos pacientes renais crônicos. As sessões são realizadas em quatro turnos, durante seis dias da semana.

O HRBA também é referência em transplantes renais e já realizou 106 procedimentos desde 2016. Só no ano passado, foram 26 transplantes de rins que deram uma nova vida aos pacientes que lutam contra a insuficiência renal.

Sugestão de entrevistados:

- Nerllem Maschmann – gerente assistencial do HRBA

- Emanuel Espósito – médico nefrologista responsável técnico pelo setor de transplantes do HRBA

- Kamila Lacerda – enfermeira coordenadora do Centro de Terapia Renal Substitutiva da unidade.