Ophir Loyola convoca doadores de sangue
Nos dias 7 e 8 de março (quinta e sexta), o Hospital Ophir Loyola (HO)L realizará a segunda campanha de doação de sangue do ano, em parceria com a Fundação Hemopa. A unidade móvel do hemocentro ficará disponível, das 8h às 17h, em frente ao hospital. A ação sinaliza a sociedade sobre a importância de abastecer a instituição de saúde para atender a demanda transfusional dos pacientes. A meta é conseguir 200 doações.
A assistente social da Agência Transfusional, Leonice Carvalho, afirma que a doação é um compromisso de todos envolvidos com a saúde pública. "Além de ser um ato de solidariedade, também é um exercício da cidadania que ajuda a salvar milhares de vidas diariamente. Por isso, os hemocentros e as agências transfusionais se dedicam para sensibilizar novos doadores a fim de manter os estoques abastecidos e ajudar a quem tanto precisa”, disse a assistente social.
Na rede de saúde pública do Estado, o hospital é referência no tratamento do câncer e devido ao perfil de assistência tem uma das demandas mais altas de transfusão. Os maiores consumidores de sangue são os pacientes com doenças hematológicas malignas, principalmente os acometidos por leucemia - doença originada na medula óssea - que atinge as células sanguíneas chamadas de leucócitos e impede o funcionamento normal do organismo.
Para doar sangue é necessário:
-Apresentar um documento de identidade oficial com foto e assinatura (Ex.: RG, CPF, carteira de trabalho e passaporte);
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
- Ter mais de 50 quilos;
- Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
- Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;
- Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
- Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
- Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas;
- Quem teve Covid-19 pode doar sangue depois de 10 dias após a cura.
Porta-voz: Assistente social da Agência Transfusional, Leonice Carvalho