Vice-governadora visita obras de hospitais em Marabá
A vice-governadora Hana Ghassan visitará nesta quarta-feira (17) as obras de construção da Policlínica, do Hospital Materno-Infantil de Marabá e do Setor de Oncologia do Hospital Regional Público do Sudeste (HRPS). Ela estará acompanha pela secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz.
Policlínica de Marabá/ Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) - Com investimentos do Governo de cerca de R$ 28 milhões e uma estrutura de 2.482,55 m² (metros quadrados) de área construída, as obras já atingiram 85% de conclusão.
A estrutura, construída pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), conta com dois pavimentos, sendo 51 salas, e deve descentralizar os serviços de saúde especializados da capital para Marabá e região.
O Natea terá um papel fundamental, oferecendo atendimento especializado às pessoas com TEA, que não mais precisarão se deslocar até Belém para confirmação de diagnóstico e receber assistência de equipe multiprofissional.
O prédio está localizado na Avenida São Paulo, entre as avenidas Pedro Marinho e Itacaiúnas, no Bairro Novo Horizonte.
Hospital Materno-Infantil de Marabá – A nova unidade hospitalar está sendo construída pelaemresa Vale, será gerida pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fortalecerá a rede de atenção materno-infantil nos 17 municípios que integram a região.
Com 11.565 metros quadrados de área construída, é um hospital que vai fortalecer em breve a rede de média e alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) na região, evitando que mulheres e crianças precisem se deslocar para outras regiões, e até para Belém, em busca de atendimento especializado. A unidade contará com 135 leitos de internação.
Setor de Oncologia do Hospital Regional do Sudeste do Pará - As obras do setor de Oncologia do Hospital Regional do Sudeste do Pará foram iniciadas em 2022. O novo serviço terá 418 m² e contará com ambulatório, sala de quimioterapia com 12 poltronas, 20 leitos de internação e áreas de convívio e acolhimento humanizado.
Serão 90 profissionais de saúde atuando no setor, que funcionará 24 horas por dia. Quando entregue, o espaço terá a capacidade de realizar cerca de 750 sessões de quimioterapia por mês.
No tratamento oncológico, o paciente contará com uma equipe multiprofissional com abordagem pautada na humanização.
A obra da ala de oncologia do hospital já chegou a cerca de 45% de conclusão.
Porta-voz:
Hana Ghassan - vice-governadora do Pará