Governador visita Muaná, no arquipélago do Marajó, neste sábado (8)
Neste sábado (8), a partir das 12h, o governador Helder Barbalho retornará ao arquipélago do Marajó para visitar o município de Muaná, onde deve inaugurar uma fábrica de biojoias. O projeto recebeu investimento de quase R$ 550 mil, fruto de um acordo do governo do Estado com o Banco Mundial.
A fábrica, onde trabalham 25 famílias da região, funciona, na verdade, como uma casa de artesãos, onde se beneficia o tururí (matéria prima), utilizado em biojoias (brincos e pulseiras), bolsas, chapéus e até conjunto americano de mesa de jantar. Além do espaço da casa, onde as mulheres trabalham, tem um galpão onde é tingida a matéria prima.
Festival do Camarão - O governador aproveita a ocasião para participar da maior festa popular da ilha do Marajó, que ocorre todo mês de junho: o Festival do Camarão de Muaná, que este ano chega a sua 38ª edição. O evento reúne quase 30 mil pessoas em sua programação. O período se destaca por atrair moradores de diversas comunidades ribeirinhas que chegam à cidade nas coloridas embarcações.
A abertura ocorre nesta sexta (7), com artistas da terra e nacionais, como Fruto Sensual, Leo Santana, Xande de Pilares, Solange Almeida, Thiago Costa e Beto e Naldo. O evento vai até domingo (9).
O Festival movimenta a economia da região e fortalece o turismo. Pescadores e turistas são beneficiados com a abundância do crustáceo nesta época.
O Camaródromo é o espaço onde toda a festa é realizada, com direito a receitas com camarões, corridas de cavalo e luta marajoara, programação que há seis anos movimenta o festival.
Serviço:
38º Festival do Camarão de Muaná
Data: 7 a 9 de junho de 2019
Local: município de Muaná, Marajó
Atrações musicais:
Sexta-feira (7): Fruto Sensual, Vingadores do Brega e Beto e Naldo
Sábado (8): Xande de Pilares, Solange Almeida e Thiago Costa
Domingo ( 9): Léo Santana e Suanny Batidão