Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Polícia Civil faz mutirão para dar agilidade nas investigações de crimes cibernéticos

Por Jeniffer Terra (CGE)
02/12/2023 09h02
Abertura: 02/12/2023 09h00
Encerramento: 02/12/2023 14h00
Local: Auditório Delegada Ione Coelho, na Delegacia Geral da Polícia Civil
Endereço: Av. Governador Magalhães Barata, 209. Bairro - Nazaré
Contatos: Jeniffer Terra - Ascom/ PC
(91) 98120-8199

Na manhã deste sábado (02), a Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC), mobilizou seu efetivo policial para realizar mutirão de saneamento de procedimentos policiais relacionados a crimes de estelionato mediante fraude eletrônica, furto mediante dispositivo eletrônico ou informático, entre outros crimes patrimoniais praticados no ambiente cibernético.

A ação é realizada no espaço anexo ao auditório Delegada Ione Coelho, na Delegacia Geral, com o objetivo de reduzir o acervo de procedimentos em tramitação nas unidades operacionais da Divisão de Combate a Crimes Econômicos e Patrimoniais Praticados Por Meios Cibernéticos (DCCEP/DECCC) agilizando os casos que se encontram sem solução e pendentes de diligências com vistas a dar respostas mais céleres para as demandas apresentadas pela população.

O evento teve início após uma triagem que consiste na separação, análise e enumeração das diligências, posteriormente na expedição de 166 intimações de comparecimento dos envolvidos para que pudessem ter suas oitivas colhidas e apresentarem documentos comprobatórios dos fatos por eles registrados.

Estima-se que cerca de 140 pessoas, entre vítimas e testemunhas, compareçam e sejam ouvidas ao longo do dia de hoje, permitindo então, que os casos sejam impulsionados com vistas a acelerar a apuração dos crimes. 

A ação conta com apoio de policiais civis da Divisão de Combate a Crimes contra Grupos Vulneráveis Praticados Por Meios Cibernéticos (DCCV), da Divisão de Combate a Crimes Contra Direitos Individuais Praticados Por Meios Cibernéticos (DCDI) e suporte técnico da Diretoria de Informática, Manutenção e Estatística (DIME).

A ação policial da DECCC reforça o compromisso da Polícia Civil do Estado do Pará em coibir e diminuir a incidência das ações delituosas no ambiente virtual visando desarticular associações criminosas que atuam nessa prática delitiva.

Porta-vozes:

Walter Resende, delegado-geral da Polícia Civil

Vanessa Lee, titular da DECCC