Uepa realiza prova domingo para cerca de 600 candidatos inscritos no vestibular de Letras - Libras
Neste domingo, 26, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) abrirá suas portas para receber os candidatos do Processo Seletivo Específico para o Curso de Licenciatura em Letras-Libras 2024. A avaliação contará com a participação de aproximadamente 600 pessoas, entre surdos e ouvintes, que possuem conhecimento básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e concluíram o ensino médio ou equivalente. A prova será realizada no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Campus II, com início às 8h e término às 13h, conforme estipulado no cronograma do edital.
Estrutura da Prova - A avaliação, com peso total de 100 pontos, configura-se em duas etapas estruturadas. Na primeira fase, os candidatos farão uma prova visual objetiva composta por 15 questões, centradas no conteúdo específico de Libras. As questões são apresentadas em vídeo, totalmente em Língua de Sinais e devem ser respondidas da mesma forma. Cada pergunta confere 2 pontos, totalizando 30 pontos nesta seção. Na área de conhecimentos gerais, os participantes deverão responder uma prova escrita com 10 questões de Língua Portuguesa e outras 10 de Matemática, cada uma também valendo 2 pontos.
A segunda etapa compreenderá a redação, com um tema relevante para a comunidade surda, atribuindo 30 pontos. A pontuação total da prova resultará da soma das duas fases. O candidato que não realizar a prova ou obtiver pontuação zero em qualquer parte ou não atingir a pontuação mínima de 20 pontos, será eliminado.
Alinhado ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Programa Viver sem Limite, que visa priorizar o acesso de pessoas com deficiência à Educação Básica e Superior, o Processo Seletivo está sob a organização da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA). Além disso, conta com o acompanhamento da Comissão Permanente de Acesso ao Ensino Superior (Copaes).