Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran promoverá ação educativa no Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
16/11/2023 12h11
Abertura: 19/11/2023 09h00
Encerramento: 19/11/2023 11h00
Local: Belém
Endereço: Avenida Augusto Montenegro, S/N, Mangueirão (em frente ao Detran)
Contatos: Assessoria de Comunicação do Detran – Leidemar Oliveira : 98137.9781

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realiza, no próximo domingo (19), um pit stop educativo de conscientização sobre comportamento seguro no trânsito. A programação marcará o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, que ocorre no mundo inteiro com o propósito de alertar a população sobre os fatores de risco no trânsito. A ação será em frente à sede do órgão, na avenida Augusto Montenegro, em Belém, a partir das 9h, e este ano, no Pará, terá como tema principal os fatores de risco envolvendo motociclistas. 

Entre os objetivos da programação está a de promover a consciência de que as ocorrências trágicas nas ruas e estradas são previsíveis e, portanto, absolutamente evitáveis. 

Em 2022, o Detran registrou cerca de 14,5% de redução no número de motociclistas envolvidos em acidentes de trânsito. Segundo dados levantados pelo Departamento, no mesmo ano foram registradas 69.329 infrações por conduzir motocicleta sem o uso do capacete, sendo esta a principal causa de morte de motociclistas em todo o estado. 

Durante o pit stop as equipes de educação de trânsito abordarão os motociclistas que estiverem passando pelo local para conscientizar a todos sobre a importância de obedecer as leis de trânsito. O Detran vai expor motocicletas, que se envolveram em acidentes motivados por alcoolemia, excesso de velocidade, ultrapassagem perigosa, uso do celular e não uso do capacete. As motos ficarão penduras em guindastes ao longo da Avenida Augusto Montenegro. 

Desde 2005, a Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu o terceiro domingo de novembro como Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. No Brasil, a data foi celebrada pela primeira vez em 2007 e a partir daí várias entidades e órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) vêm realizando ações que, ao longo do tempo, se ampliam e alcançam quase todo o território nacional. Em 2023, a data será celebrada no dia 19 de novembro. O País contabiliza mais de 33 mil mortos anualmente, 240 mil pessoas que ficam com invalidez permanente, a maioria delas jovens, além de pelos menos outros 300 mil feridos leves. 

Sugestão de entrevistado: José Bento Gouveia, diretor técnico-operacional do Detran.