Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa promove II Caminhada dos Ostomizados no Parque do Utinga no sábado (18)

Por Melina Marcelino (SESPA)
16/11/2023 10h00
Abertura: 18/11/2023 08h00
Encerramento: 18/11/2023 10h00
Local: Parque do Utinga
Endereço: Avenida João Paulo II, no bairro do Curió Utinga, em Belém.
Contatos: Ascom Sespa: ascomsespa@gmail.com

Com o lema “Ostomia Não Me Limita”, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) promoverá uma programação especial em referência ao Dia Nacional dos Ostomizados, celebrado no dia 16 de novembro. Neste sábado, dia 18, a partir das 8h, será realizada a II Caminhada dos Ostomizados no Parque do Utinga, em Belém.

A ação da Sespa busca a conscientização social em prol da comunidade ostomizada, e objetiva respeito e conhecimento, para quem enfrenta a ostomia ou estomia de eliminação, o procedimento cirúrgico que constrói um novo trajeto para eliminação de urina e fezes.

Em geral, o procedimento é realizado após condições traumáticas ou patológicas, como perfurações no abdômen e doenças no intestino, no reto e na bexiga, que podem gerar a necessidade do procedimento para preservação da vida.

A caminhada é organizada pela equipe do Serviço de Atenção à Pessoa Estomizada (Sape), ligado ao 1º Centro Regional de Saúde da Sespa. O Sape é referência no Estado para esses pacientes. Atualmente, o Serviço atende mais de 3 mil pessoas no Pará.

Sugestão de porta-voz: Francisca Santino, coordenadora do Serviço de Atenção à Pessoa com Estomia