Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FINANÇAS E FAZENDA

Fapespa lança o PIB Pará e os produtos TRU, MIP e Dashboard da Nota Fiscal Eletrônica

Por Gustavo Pêna (SEOP)
15/11/2023 15h59
Abertura: 17/11/2023 10h00
Encerramento: 17/11/2023 12h00
Local: Auditório da Fapespa
Endereço: Av. Presidente Vargas nº 670, Campina, Belém/PA
Contatos: Gustavo Pêna (91) 98320-0199

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) realiza, na próxima sexta-feira (17), a partir das 10h, no auditório do seu prédio-sede, em Belém, a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do Pará e dos produtos Tabelas de Recurso e Usos (TRU), Matriz de Insumo Produto (MIP) e Dashboard da Nota Fiscal Eletrônica. Na ocasião, também ocorrerá a cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Fapespa e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).

O PIB do Pará é desenvolvido pela Fapespa, em parceria com IBGE. O PIB é o indicador de desempenho econômico mais usado, fornecendo informações sobre os diversos agentes da sociedade, como o peso da administração pública na economia e dos impostos no PIB.

A TRU e o MIP, produtos desenvolvidos por meio da parceria entre a Fapespa e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), são ferramentas que revelam os fluxos de bens e serviços do Pará, possibilitando identificar potencialidades e gargalos, melhorar o planejamento no sentido de contribuir para o desenvolvimento econômico e colaborar à melhoria de estratégia de arrecadação do Estado. 

O Dashboard da Nota Fiscal Eletrônica, desenvolvido pela Unifesspa, a partir da parceria com a Fapespa, permite ter acesso aos registros de saídas de mercadoria do Pará com as demais UF e com seus respectivos municípios, possibilitando novos estudos de agregados macroeconômicos nos níveis municipal e interestadual.

A assinatura do Termo de Cooperação Técnica envolvendo a Fapespa e a Sefa objetiva a execução de ações conjuntas entre as partes para o intercâmbio de bancos de dados e informações sobre a economia do Estado do Pará (e seus municípios), no que tange às atividades econômicas desenvolvidas.

Sugestão de porta-voz: Marcel Botelho, diretor-presidente da Fapespa.

Programação:

10:00h – Divulgação do PIB do Pará 
10:30h – Apresentação da TRU e da MIP 
11:00h – Lançamento do Dashboard da Nota Fiscal Eletrônica 
11:20h – Formação de Mesa para Considerações
11:50h – Assinatura do Termo de Cooperação Técnica Fapespa/Sefa
12:00h – Encerramento.