Ophir Loyola promove campanha de doação de sangue
O Hospital Ophir Loyola (HOL), em parceria com Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Pará (Hemopa), realizará nos dias 16 e 17, das 8h às 16h, uma campanha de captação de doadores de sangue. A unidade móvel do Hemopa estará posicionada em frente ao hospital, localizado na Av. Magalhães Barata, no bairro de São Brás. A iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância do ato de cidadania e aumentar o número de doadores.
Na rede de saúde pública estadual, o hospital realiza em média de 800 a 900 transfusões mensais e possui uma das maiores demandas de transfusão no Pará. Além da oncologia, há outras referências e cirurgias de alta complexidade que necessitam de bolsas de sangue reservadas. Cerca de 50% da demanda do hospital é atendida na Unidade de Atendimento Imediato e no Hospital Dia Hematológico. Geralmente, são pacientes que vêm das residências e precisam de atendimento de urgência ou de transfusão pós-quimioterapia.
Porta-voz : Leonice Assunção, enfermeira da Agência Transfusional do HOL.
Para doar sangue você deve:
-Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
- Estar saudável e ter mais de 50 quilos;
-Estar bem alimentado;
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação; e
– Respeitar o intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
– Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.