Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa lança Campanha de Vacinação contra a Influenza na próxima segunda-feira (13)

Por Roberta Vilanova (SESPA)
10/11/2023 16h01
Abertura: 13/11/2023 09h00
Encerramento: 13/11/2023 10h30
Local: Usipaz Cabanagem
Endereço: Av. Damasco, Nº 47, próximo à Estrada do Benjamin
Contatos: 4006-4298 (Ascom/Sespa) ou (91) 98669-5055 (Edilson Teixeira)

Começa a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) e, pela primeira vez, ela será realizada no Pará antes do início do inverno amazônico. O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo.

A campanha, que terá seu início na segunda-feira (13), se estenderá até o dia 15 de dezembro de 2023. O Dia D será em 25 de novembro. A gripe é uma infecção viral que ataca os pulmões, o nariz e a garganta. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga.

A meta da Campanha é vacinar 90% de um total de 2,7 milhões de pessoas dos grupos prioritários. Devem ser vacinados idosos com 60 anos e mais, trabalhadores da saúde, crianças de 06 meses a menores de 06 anos de idade; gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade com mais de 18 anos, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

A antecipação da Campanha contra a Influenza na região Norte é uma reivindicação antiga dos secretários estaduais de Saúde que, enfim, foi atendida pelo Ministério da Saúde após discussões com Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Instituto Butantan.

Sugestão de porta-vozes: 

- Secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz;
- Diretora do Departamento de Epidemiologia, em exercício, Leila Floes;
- Coordenadora estadual de Imunizações, Jaíra Ataíde.