Centro de Inclusão e Reabilitação promove mais uma edição do projeto 'Data Querida'
Referência no Pará em assistência de média e alta complexidade a pessoas com deficiência visual, física, auditiva e intelectual, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, promoverá neste sábado (03) - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - mais uma ação “Data Querida”, a partir de 08 h. Inovadora em saúde pública, a iniciativa já conquistou destaque internacional em evento nos Estados Unidos.
Durante a manhã serão promovidas várias atividades com usuários atendidos no Centro, incluindo passeio no Jardim Sensorial, futebol e basquete inclusivo, e banho de mangueira. O encontro iniciará as 08 h, com o café da manhã. As 09 h haverá palestra sobre “A importância da rede de apoio para usuários reabilitando”. A programação prossegue as 10 h com a apresentação de dança do setor de Arte e Cultura. O evento será encerrado as 11 h.
A ação Data Querida é desenvolvida pelo Conselho Consultivo de Pacientes e Familiares, que desde fevereiro deste ano enfatiza o cuidado centrado na pessoa, uma prática em que o usuário atendido e seus familiares participam das decisões que envolvem a saúde integral. Desta maneira, o atendimento passou a considerar as preferências, o bem-estar, o contexto social e cultural dos reabilitandos.
Com essa perspectiva, o Conselho vem promovendo desde fevereiro de 2022 a ação “Data Querida”, que tem como objetivo sensibilizar a rede de apoio aos usuários atendidos, uma vez que, em sua maioria, a responsabilidade gira em torno apenas de uma pessoa, normalmente de mulheres, o que pode levar ao estresse físico e emocional.
A iniciativa do serviço em saúde é baseada no programa acelerador “Planetree Brasil”, uma certificação de reconhecimento internacional representada no País pelo Hospital Albert Einstein. A ação “Data Querida” ficou entre os quatro destaques do Brasil na “Conferência Internacional Planetree 2022, Sobre o Cuidado Centrado na Pessoa”, realizada em novembro em Baltimore, nos Estados Unidos. Foi selecionado entre dezenas de concorrentes. Até o momento, é o único projeto desenvolvido com este perfil voltado a pacientes assistidos por Centros de Reabilitações vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.