Estado entrega reconstruído o Terminal Hidroviário de Portel
O governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), entrega à população, nesta quinta-feira (1), o Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Portel, no arquipélago do Marajó. Cerca de 70 mil habitantes serão beneficiados no município, cujo principal meio de acesso é o hidroviário. No total, o Estado investiu quase R$ 3 milhões na obra.
O terminal é equipado com cadeiras confortáveis, banheiros masculino, feminino e portadores de necessidades especiais, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, TV e bebedouro. Já a obra naval contempla o conjunto naval com rampa metálica biarticulada coberta e flutuante coberto, para embarque e desembarque de passageiros, equipamentos que o antigo porto não continha
Localizado a 270 quilômetros de Belém, a principal entrada para Portel é por meio hidroviário. O município tem como atividades econômicas a agricultura e pesca, sendo a segundo maior produtor de açaí do Estado, ficando atrás somente de Igarapé-Miri.
Até o momento, na região do Marajó, o Governo do Pará, já entregou os terminais de Curralinho, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari e Cachoeira do Arari.
O governador do Estado, Helder Barbalho, e o diretor administrativo e financeiro da CPH, Hugo Hachem , estarão presentes na entrega, além de autoridades locais.