Voo inaugural Belém-Salinópolis será nesta quinta-feira (30)
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), apresentará nesta quinta-feira (30), as 11 h, a operação para o primeiro voo até o município de Salinópolis, na região Nordeste, que ocorrerá as 14 h do mesmo dia. Os voos serão operados pela companhia aérea Azul, com saída de Belém em quatro dias da semana: domingo, terça e quinta-feira, as 14 h. Haverá ainda um voo no sábado, as 10h55. A viagem tem duração de aproximadamente 1 hora.
A iniciativa é do governador Helder Barbalho, quando ainda era ministro da Integração Nacional, que possibilitou vários pacotes de investimentos, permitindo a captação do voo como parte de um amplo programa de desenvolvimento regional. O pacote incluiu energia renovável, transportes e infraestrutura aeroportuária no País.
O aeroporto de Salinópolis tem uma nova pista, com 1,9 quilômetro de extensão, o que permite pouso e decolagem de aeronaves com até 60 passageiros. Após dez anos interditado, o aeroporto passou por obras em todo o terminal de passageiros. A nova estrutura inclui sala de espera, banheiros, lanchonete, balcão de informações, salas administrativas, embarque, desembarque e outras dependências.
As alterações foram feitas para atender à nova regulamentação da Infraero (Empresa de Infraestrutura Aeroportuária), que entrou em vigor em setembro de 2019. Após ser entregue pelo Governo do Pará em julho do ano passado, o aeroporto de Salinópolis foi liberado para voos comerciais pela Portaria nº 6.645, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Com o voo, todos os municípios da região do Salgado ganham uma nova rota turística, estimulando também o turismo em São João de Pirabas, Santarém Novo, Maracanã, Quatipuru e Primavera, além de fortalecer as regiões de Capanema, Peixe-Boi, Augusto Corrêa e Nova Timboteua.
Os interessados podem efetuar a compra de passagens diretamente no site da companhia aérea Azul.
Porta-voz: Secretário de Estado de Turismo, André Dias
Ronaldo Veras, assessor especial da presidência da Azul
Texto: Ascom/Setur