Governo do estado entrega o primeiro Plano de Manejo do Mosaico Lago de Tucuruí
Neste sábado (25), às 11h, o Governo do Estado do Pará, por meio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IDEFLOR-Bio), entrega o primeiro Plano de Manejo do Mosaico Lago de Tucuruí, no município de Tucuruí, no sudeste paraense. O documento foi elaborado a partir de estudos da região de abrangência, pontuando os aspectos físico, biológico e social, realizado pelo Ideflor-Bio e sua Gerência da Região Administrativa do Mosaico do Lago de Tucuruí (GRTUC).
O Plano de Manejo segue as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), instituído pela Lei Federal nº 9.885/2000, que estabelece que cada UC deve contar com um Plano de Manejo, documento técnico que estabelece o seu zoneamento e as normas que conduzirão o uso do território, manejo dos recursos naturais e Programas de Gestão.
Mosaico Lago de Tucuruí – É um conjunto de Unidades de Conservação Estaduais, sob a administração do Ideflor-Bio, criado pela Lei Estadual nº 6.451, de 8 de abril de 2002. A região é constituída por três Unidades de Conservação: a Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Tucuruí e as Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Alcobaça e Pucuruí-Ararão, que abrangem os municípios de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Nova Ipixuna, Itupiranga e Novo Repartimento.
Sugestão de entrevistados:
Karla Bengtson, presidente do IDEFLOR-Bio;
Socorro Almeida, diretora de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação-DGMUC/IDEFLOR-Bio;
Mariana Bogéa, gerente do Mosaico Lago de Tucuruí/IDEFLOR-Bio.