Em Castanhal, Governo entrega CAR para 13 municípios, além de Povos e Comunidades Tradicionais
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), entregará nesta segunda-feira (20), às 14h, no município de Castanhal, 780 Cadastros Ambientais Rurais (CAR) validados, totalizando uma área de 50.820 mil hectares de CARs validados.
Receberão o CAR agricultores familiares proprietários ou com a posse de áreas de Bonito, Capitão Poço, Castanhal, Igarapé-Açu, Irituia, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, Nova Timboteua, Santa Maria do Pará, São Miguel do Guamá, Terra Alta e Inhangapi, com destaque para três cadastros ambientais rurais de Povos e Comunidades Tradicionais (PCT) e Quilombolas, sendo eles: Associação dos Quilombolas da comunidade Nossa Senhora de Fátima, Associação dos Moradores Remanescentes de Quilombos da Comunidade Menino Jesus e Associação dos Moradores da Comunidade Quilombola de Santa Rita de Barreira, todos pertencentes ao município de São Miguel do Guamá.
Os CARs serão entregues por meio do Programa "Regulariza Pará", presente no eixo Ordenamento Territorial, Fundiário e Ambiental do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA).
O CAR é a primeira etapa da regularização ambiental, obrigatória para todos proprietários e posseiros rurais. Uma vez inscrito o CAR do imóvel rural, cabe ao órgão ambiental analisá-lo com o objetivo de verificar as informações ambientais do imóvel de acordo com as normas e parâmetros estabelecidos pelo Código Florestal.
Sugestão de entrevistado: Governador do Pará, Helder Barbalho.