Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Governo entrega, em Capanema, Policlínica para atender a região dos Caetés

Por Melina Marcelino (SESPA)
13/06/2022 19h33
Abertura: 15/06/2022 15h00
Encerramento: 15/06/2022 16h00
Local: Policlínica Caetés
Endereço: Avenida Barão de Capanema, ao lado do Hospital Regional Público do Caetés.
Contatos: Melina Marcelino / Ascom Sespa 91 991464111

O Governo do Pará entregará, nesta quarta-feira (15), em Capanema, a Policlínica Francisco de Freitas Filho, com dois pavimentos, distribuídos em 2.458,34 metros quadrados de área construída, que funcionará ao lado do Hospital Regional Público dos Caetés, com mais de 30 especialidades médicas em regime presencial.

O local é um espaço pensado para aumentar os serviços já ofertados à população da Região de Saúde Rio Caeté, agregando Terapia Renal Substitutiva – Hemodiálise (TRS), atendimento ambulatorial, fisioterapia e aumento da capacidade de internação, além de um Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (Natea), que será entregue em um outro momento, já com a policlínica em funcionamento. 

No térreo estará a sala de Terapia Renal Substitutiva (TRS), com 22 poltronas para diálise, além de oito consultórios, um deles para exame de endoscopia e reabilitação (sinésio e mecanoterapia, além de terapia ocupacional e fonoaudiólogo). 

Para dar suporte ao atendimento da Policlínica, o Governo também vai entregar 50 novos leitos dentro do Hospital Regional Público dos Caetés, serão 16 enfermarias, com três leitos cada. É um investimento para garantir atendimento ágil e de qualidade à população da região de saúde Rio Caetés, formada por 16 municípios, incluindo Capanema, Nova Timboteua, Ourém, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuateua e Viseu. 

A Policlínica do Rio Caetés corresponde a uma estratégia do Governo do Pará criada há dois anos e que segue o perfil da Policlínica Metropolitana, com sede em Belém, ao dar vazão às demandas de saúde dos municípios abrangidos da Região Caetés e desempenhar um trabalho diferenciado dentro do serviço de saúde de todo o Estado. 

No novo local, serão realizados desde atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) encaminhados pelas Unidades de Atenção Básica que precisam de exames, passando pelos procedimentos de média complexidade, até os atendimentos pós-cirúrgicos.