Governo lança plano e estratégias para reforçar e garantir a segurança no estado
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), lança nesta terça-feira (14) o Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Pespds/PA) 2022 - 2031, que materializa a visão de futuro das instituições do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds) para alcançar um estado cada vez mais seguro, com redução da criminalidade e aumento da qualidade de vida para os paraenses.
O Plano reúne as diretrizes com 173 ações que vão nortear os planejamentos dos órgãos do Sistema de segurança Pública e Defesa Social (Sieds) para os próximos 10 anos.
Durante o ato, também será lançada a Política Estadual de Apoio aos Órgãos Municipais de Segurança Pública (PEOSP), que tem o intuito de garantir o fortalecimento, incentivo e a valorização das organizações municipais de segurança pública, como Guardas Municipais e órgãos de trânsito.
Também será realizado o lançamento do Planejamento Estratégico da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com os desdobramentos das com ações definidas no Plano Estadual, além das diretrizes que serão adotadas para que se cumpram os objetivos, incluindo as metas de redução da criminalidade e de mortes violentas.
Ainda durante a agenda oficial, será lançado o Programa de Análise de Resultados de Gestão Estratégica, Administrativa e Operacional (PARGEAO), criado para gerir a metodologia que será aplicada na execução das ações e planejamentos para que todas as metas sejam acompanhadas, mensurando se os resultados estão sendo alcançados e auxiliando para que todas as estratégias propostas sejam realizadas.
Participam dos lançamentos das ações e planejamentos, o governador do Estado, Helder Barbalho, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, os gestores os órgãos do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds) e demais representantes da Segurança Pública, autoridades e sociedade civil.