Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Estado entrega Setor de Hemodinâmica do Hospital Regional em Marabá

Por Melina Marcelino (SESPA)
12/06/2022 12h55
Abertura: 13/06/2022 10h00
Encerramento: 13/06/2022 11h00
Local: Hospital Regional do Sudeste do Pará "Dr. Geraldo Veloso" (HRSP)
Endereço: Rodovia PA -150, KM-07, s/n - Núcleo Nova Marabá
Contatos: Melina Marcelino (91)-99146-4111

Em Marabá, município do sudeste paraense, o governador Helder Barbalho vai entregar o Setor de Hemodinâmica do Hospital Regional do Sudeste do Pará "Dr. Geraldo Veloso" (HRSP) nesta segunda-feira (13), a partir de 10 h. Foram investidos na instalação do serviço mais de R$ 7 milhões pelo Tesouro estadual, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A obra beneficiará mais 22 municípios da região.

O espaço terá capacidade para realizar cerca de 100 procedimentos por mês, e contará com uma equipe de 20 profissionais, entre médicos cardiologistas, enfermeiros e técnicos em enfermagem, além de equipe de apoio e administrativa. O setor abrange 350 metros quadrados, divididos em consultório, sala de hemodinâmica, sala de repouso com quatro leitos, sala de limpeza de cateter, vestiários e salas administrativas.

Com a entrega do novo setor serão oferecidos aos usuários procedimentos em cardiologia, como cateterismo cardíaco com cineangiocoronariografia, cateterismo de ablação de focos de arritmias, estudo eletrofisiológico, anomalias congênitas e angioplastia cardíaca com stent, além de implantes de marca-passo definitivo. O Hospital contará ainda com procedimentos neurovasculares, como arteriografia cerebral, MAV (malformação arteriovenosa), embolização de aneurisma cerebral e angioplastia de carótida.

Serão realizados por mês, na primeira fase de funcionamento, mais de 100 procedimentos cirúrgicos, beneficiando pacientes que teriam que se deslocar até Belém para realizar o tratamento. O equipamento de hemodinâmica instalado no HRSP  é um dos mais modernos do País, e vai assegurar uma grande variedade de parâmetros para os procedimentos intervencionistas minimamente invasivos de alta complexidade na área cardiológica.