Adepará promove Dia “B” Contra a Brucelose em várias regiões
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), por meio da Gerência do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, realiza nesta quarta-feira (08), a partir de 08 h, o Dia B Contra a Brucelose em várias regiões. O evento é dedicado à conscientização de produtores rurais sobre a importância da vacinação contra a Brucelose, infecção transmitida de animais para pessoas, principalmente por produtos lácteos não inspecionados.
O Dia "B'' contra a Brucelose pretende prevenir a doença e garantir a sanidade do rebanho paraense - terceiro maior do País, com mais de 24 milhões de animais. Além da vacinação, haverá visita a laticínios, ordenha de animais e ações de educação sanitária, como palestras, cursos e dia de campo.
Na sede da Adepará, em Belém, haverá um estande para exposição de queijos que possuem registro na Agência. O objetivo é mostrar como a cadeia produtiva do leite precisa ser inspecionada e monitorada para garantir a qualidade dos produtos.
No município de Castanhal, as ações ocorrerão na Fazenda Três Marias, localizada no KM-71 da Rodovia BR-316. Crianças acompanharão um dia na fazenda e haverá programação com produtores rurais sobre boas práticas de manejo e ordenha, certificação de propriedades e abertura de novos mercados para a produção.
Em São Geraldo do Araguaia, no sudeste do Pará, onde a principal atividade econômica é a pecuária, haverá vacinação fiscalizada e agulha oficial.
Em Santarém, os fiscais visitarão propriedades e laticínios.
A vacinação contra Brucelose ocorre em duas etapas: A primeira é realizada de 1º de janeiro a 30 de junho, e a segunda, de 1º de julho a 31 de dezembro. A Adepará deve ser notificada com a apresentação de atestado de vacinação fornecido por médico veterinário cadastrado na Agência. A vacinação contra a Brucelose é obrigatória, por isso o trabalho de fiscalização e monitoramento da Adepará é fundamental para evitar prejuízos à pecuária paraense. Os veterinários que aplicam a vacina devem estar cadastrados no serviço oficial de defesa sanitária animal. A vacina está disponível em 600 revendas existentes no Pará.