“Entre Elas” promove ação de direitos e habitação para mulheres em Belém
Ascom Fundaçao ParáPaz/Nathalia Mota (91) 99111-8006
O Governo do Estado realiza nesta sexta-feira (03) uma grande ação de garantia de direitos para mulheres atendidas dentro do programa “Entre Elas Por todo o Pará”, coordenado pela Fundação ParáPaz. Durante o evento, mulheres em situação de vulnerabilidade social serão atendidas pelo “Sua Casa”. A iniciativa, gerenciada pela Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), concede apoio para construção, reconstrução e ampliação de casas. Os cheques do programa serão entregues pelo governador Helder Barbalho a partir das 11h.
Na programação, serão disponibilizados os seguinte serviços: Cadastro em cursos de qualificação profissional, Cadastro Nacional do Artesão e Mulheres Empreendedoras, por meio da Seaster; orientações sobre o programa Pró Mulher Pará, da Segup; ações realizadas pela Fundação Santa Casa para orientação, encaminhamentos, verificação de pressão arterial e medidor de glicemia; inclusão em cursos de qualificação profissional; Assessoria Esportiva - Eles com Elas; e ainda serão ofertados cursos de limpeza de pele básica (30 vagas) e de Tec. Estética Especialista em maquiagem profissional.
Sobre o "Sua Casa":
O “Sua Casa” tem como objetivo principal garantir auxílio para aquisição de material de construção e para o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra de construção, reconstrução e ampliação. O valor concedido pelo “Sua Casa” é de até 21 mil reais. Segundo estimativas da Cohab, os investimentos na política habitacional já foram expandidos para todas as regiões paraenses desde que o programa foi criado, em 2019, garantindo melhorias aos lares e também gerando renda para trabalhadores da construção civil.
Sobre o "Entre Elas":
Criado em 2020 pelo Governo do Pará, o Programa “Entre Elas Por Todo o Pará” já atendeu mais de 10 mil mulheres vítimas de violência e/ou em situação de vulnerabilidade em 41 municípios paraenses. Uma equipe de profissionais capacitados oferece um espaço seguro para compartilhar as vivências dessas mulheres e enfrentar os problemas. Desenvolvido pela Fundação ParáPaz, a iniciativa vai além do atendimento emergencial pós-violência, realizando uma busca ativa por mulheres em situação de vulnerabilidade social em rodas de conversa na Região Metropolitana de Belém e cidades do interior.