Mais de 170 apartamentos do residencial Riacho Doce II e III serão entregues nesta quarta-feira (1º)
O governador Helder Barbalho vai entregar 176 unidades habitacionais do conjunto residencial Riacho Doce II e III, localizadas no bairro do Guamá, em Belém. As unidades serão entregues para as famílias que foram remanejadas para execução de obras de macrodrenagem na bacia do Tucunduba e representam um avanço na política habitacional estadual. A cerimônia de entrega ocorrerá nesta quarta-feira (1º), a partir das 11h.
O atendimento e seleção das famílias selecionadas para serem contempladas pelas unidades habitacionais do Residencial Riacho Doce são realizados pela Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab). As obras de construção são executadas por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Obras Públicas (Sedop).
Antes de serem entregues, as unidades foram vistoriadas pela Cohab e pelos moradores das unidades. As famílias que receberão as unidades dos blocos 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24 e 25, do Riacho Doce II, realizaram as vistorias nos dias nos dias 25, 26 e 27 de abril de 2022. Os blocos 28 e 29, do Riacho Doce III, foram vistoriados no dia 27 de abril de 2022.
Todos os blocos possuem quatro pavimentos, com quatro apartamentos por andar. Nos blocos do Riacho Doce II cada unidade possui 47,09 m², divididos em sala de estar e jantar, três dormitórios, cozinha e área de serviço. A área condominial possui pista de acesso pavimentada em blokret, piso-grama no entorno dos blocos, 24 vagas para estacionamento, uma praça com quase 225 m², bancos em concreto armado com encosto, iluminação pública e área gramada.
Já nos residenciais Riacho Doce III, cada unidade habitacional possui 39,74 m², com uma sala de estar e jantar, dois dormitórios, uma cozinha e área condominial, com pista de acesso pavimentada em blokret e piso-grama no entorno dos blocos. As unidades também contam com uma estação de tratamento de água compacta, cujo sistema de reserva é composto por um reservatório apoiado de 400 m³, e um reservatório elevado de 300 m³.
Além das 176 unidades que serão entregues nesta quarta-feira, o Governo do Estado já realizou a entrega de 97 unidades habitacionais nos conjuntos Riacho Doce I e II, em Belém, no dia 21 de dezembro de 2021.
Sobre o Residencial Riacho Doce:
Iniciadas em 2006, as obras nos Conjuntos Riacho Doce I, II e III se arrastaram durante anos, até serem retomadas pela atual gestão do Governo do Estado. A construção das unidades faz parte do projeto de Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, que está mudando a realidade de bairros como o Guamá, Terra Firme, Canudos e Marco. O empreendimento garante, além de saneamento básico e mobilidade urbana, moradia digna para famílias que precisaram ser remanejadas por conta das intervenções no canal ou estavam inscritas em programas de assistência habitacional do governo.