Governo Estadual lança Projeto "Casulo" para população transexual do Pará
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), lança nesta terça-feira (17), Data Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, o “Projeto Casulo”, que fará a reestruturação do fluxo ambulatorial e hospitalar para o atendimento de pessoas transexuais.
O desenvolvimento do projeto, que já vem sendo discutido há aproximadamente um ano, dará suporte aos pacientes que desejam realizar a hormonioterapia assim como passar pelo procedimento de adequação de gênero.
O novo fluxo de atendimento iniciará com o encaminhamento, pelos municípios, via Regulação, a Policlínica Metropolitana, no qual o paciente será acompanhado, em nível ambulatorial, por uma equipe multiprofissional por até dois anos. Após esse período, os pacientes com mais de 21 anos e que desejarem realizar as cirurgias de retirada de mama ou implante de silicone, por exemplo, serão encaminhados ao Hospital Jean Bitar, que terá capacidade para realizar até 15 cirurgias mensais. Os pacientes também terão acesso a serviços dermatológicos na Universidade Estadual do Pará (UEPA), pelo Ambulatório de Dermatologia da Diversidade, com consultas e tratamentos específicos para acompanhamento do tratamento com hormônios e harmonização facial.
Segundo o levantamento mais recente realizado pela Sespa, o Pará possui atualmente cerca de 600 pessoas transgêneros cadastradas no sistema estadual que desejam passar pelo processo de adequação de gênero.