Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Internas do sistema penal produzem figurinos e ensaiam show em homenagem a Ruy e Paulo André Barata

Por Governo do Pará (SECOM)
25/04/2022 14h15
Abertura: 27/04/2022 15h00
Encerramento: 27/04/2022 17h00
Local: Teatro Margarida Schivasappa
Endereço: Avenida Gentil Bittencourt, nº 650, em Batista Campos, no prédio do Centur, Belém.
Contatos: Ascom Seap - Elck Oliveira - (91) 99335.3839.

“Um encontro de arte, memória, cultura e solidariedade”. É assim que o jornalista, Tito Barata, define o espetáculo “Para Sempre Ruy”, a ser apresentado nos próximos dias 28 e 29 de abril, às 20h30, no Teatro Margarida Schivasappa, no Centur, em Belém.

Tito é filho do poeta, historiador e compositor paraense Ruy Paranatinga Barata - um dos mais respeitados e renomados artistas paraenses de todos os tempos - e assina a direção geral do show. Ele conta que a produção nasceu como uma homenagem ao centenário do nascimento de Ruy, transcorrido em 2020.

Segundo o jornalista, por causa da pandemia da Covid-19, foi preciso adiar as comemorações pelo centenário de Ruy. 

O espetáculo contará histórias da vida de Ruy e Paulo André Barata, além das canções que fazem parte da obra musical dos artistas e da cultura paraense.

Entre os músicos convidados estão nomes como Pinduca, Eloi Iglesias, Eudes Fraga, Andreia Pinheiro, Lucinha Bastos, Alba Maria, Renata Del Pinho, Edilson Moreno, Félix Robatto.

A organizadora do espetáculo é a produtora Talentos da Amazônia, com o apoio da Fundação Cultural do Estado e do Governo do Pará. 

Internas - Como forma de promover a reinserção social, a organização do show teve a ideia de convidar as internas do sistema penal que fazem parte da Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), do Centro de Reeducação Feminino (CRF) de Ananindeua, a ajudarem na composição de figurinos e acessórios para os artistas que vão se apresentar, projeto prontamente abraçado pela Cooperativa e pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). 

Em agradecimento e reconhecimento pelo trabalho das custodiadas, as 23 internas que formam a Coostafe foram convidadas a participar do ensaio geral do espetáculo, que ocorre nesta quarta-feira, dia 27, às 16h.

Beneficente - Além disso, a Coostafe será uma das entidades escolhidas para ser beneficiada com a renda obtida a partir da venda dos ingressos para os dois dias de show. 

O tutor da Coostafe e assessor de projetos da Diretoria de Reinserção Social da Seap, Gerson Santos,  considera a participação das custodias um marco dentro do processo de reestruturação da Coostafe, pela percepção da importância das políticas de reinserção social e do papel dela como oportunidade e possibilidade de acesso à vida social de mulheres, que buscam transformações, por meio dos seus talentos artísticos e pelos resultados da cooperação.

A Coostafe, inclusive, é uma das entidades beneficiadas com a arrecadação das bilheterias dos shows. O recurso será aplicado na gestão da entidade. 

Sugestão de entrevistados: Gerson Santos, tutor da Coostafe; internas participantes do projeto e Tito Barata, diretor geral do espetáculo. 

*Texto de Elck Oliveira - (Ascom / Seap)