Hospital Ophir Loyola realizará campanha de doação de sangue
O Hospital Ophir Loyola realizará na próxima quarta-feira (30) campanha de doação de sangue na Divisão de Radioterapia da instituição. Voltada aos públicos interno e externo, a ação visa abastecer o estoque da Agência Transfusional do HOL. Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), a Casa de Saúde utiliza grande volume de hemocomponentes para o suporte dos usuários assistidos. A meta é arrecadar, no mínimo,100 bolsas de sangue.
Para melhor divulgação do código 161 (código de doação direcionada ao HOL), a campanha contará com atrações musicais e artísticas, incluindo a banda Os Cobras do Pará; as animadoras Tia Bola e Jujuba, e as drag queens Lilly Devero e Gigi Híbrida.
A ação busca ainda formar novos captadores de doação de sangue, informando sobre a importância da solidariedade de servidores, familiares dos usuários e demais pessoas do entorno da instituição.
A campanha é realizada em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), e também inclui cadastro de doadores de medula óssea.
Para doar sangue, é necessário:
· Estar bem alimentado;
· Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de responsável legal);
· Pesar mais de 50 kg;
· Estar em bom estado de saúde.
No momento do cadastro é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).
Quem teve Covid-19 pode doar, mas precisa estar assintomático há 10 dias. Quem manteve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar sete dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina CoronaVac são necessárias 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Para as demais vacinas é preciso aguardar sete dias após cada aplicação.
Porta-vozes:
Dra. Lívia Ramalho, hematologista e coordenadora da Agência Transfusional do HOL
Enfermeira Leonice Assunção, coordenadora da campanha de doação de sangue
Texto: Ascom/HOL