Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRABALHO, EMPREGO E RENDA

Forma Pará lança edital de credenciamento das especializações

Por Fernanda Graim (SECTET)
22/03/2022 15h51
Abertura: 23/03/2022 17h00
Encerramento: 23/03/2022 19h00
Local: CCNT-Uepa
Endereço: Tv. Enéas Pinheiro, 2626
Contatos: Ascom/Sectet-4009-2514/98478-0886

Nesta quarta-feira (23), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), lança o edital de credenciamento das especializações do programa Forma Pará. A cerimônia será realizada às 17h, no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia da Universidade do Estado do Pará (CCNT-Uepa).

Com o avanço e consolidação do programa em todo estado, pela oferta de cursos de graduação, que em 2022 deve superar cinco mil vagas, o programa parte para uma nova etapa, o ingresso no campo da pós-graduação com a oferta de cursos de especialização nas mais diversas áreas do conhecimento. Ao todo, são 45 temas propostos aos quais as Instituições de Ensino Superior (IES) poderão se habilitar para oferta.

O edital de credenciamento proposto explicita a capacidade de expansão e organização do Forma Pará que se firma enquanto política pública contributiva ao desenvolvimento do Estado. Após finalizar o credenciamento das IES, a equipe técnica do Forma Pará fará um estudo das propostas para definição das especializações e localidades a serem atendidas. As aulas ocorrerão na modalidade semipresencial, com pelo menos 60% dos cursos no formato online, dando mais dinamismo às aulas e flexibilização aos estudantes.

Universalização

No último dia 7 de março, o governador Helder Barbalho anunciou que, até o meio deste ano, o Forma Pará estará presente em todos os 144 municípios do Estado com a ofertas de cursos superiores, o que significa a universalização do Programa, contando com os municípios já contemplados nas chamadas de 2019, 2020 e 2021. Em outubro do ano passado, o Forma Pará virou lei, o que permite a sua continuidade ao longo dos anos. A publicação da lei ainda permitiu que  o Programa oferte cursos de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado).