Hospital de Tailândia promove ações de educação em saúde em prevenção ao câncer de colo uterino
Ao aderir ao "Março Lilás", em prevenção ao câncer de colo uterino, a gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT) está promovendo ações para conscientizar as mulheres da região sobre a importância da prevenção do câncer de colo uterino, também chamado de câncer cervical, causado pela infecção persistente por alguns tipos de Papilomavírus Humano (HPV), os chamados tipos oncogênicos.
A campanha "Março Lilás" no HGT é organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), com apoio dos demais setores da unidade hospitalar.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença é a terceira mais comum entre as brasileiras, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no país, o que reforça a importância do diagnóstico precoce.
Dados do Inca
Considerando todos os tipos de câncer feminino, o ranking da doença é liderado pelo câncer de mama, com 29,7% dos casos, seguido por cólon e reto, com 9,2%, e o de colo do útero, com 7,4%.
Neste cenário, dando suporte à população feminina da região, em 2021, a equipe multiprofissional do HGT realizou 1.174 mamografias, 424 ultrassons da mama, 2.167 ultrassom endovaginal e mais 1.337 consultas ginecológicas. Apena nos dois primeiros meses de 2022, a unidade hospitalar já realizou 190 mamografias e 291 consultas ginecológicas, além de 341 ultrassons endovaginais e 70 ultrassons de mama.
Programação
Para sensibilizar o público interno da unidade hospitalar composto por colaboradoras, usuárias e acompanhantes, o GTH está realizando, o longo deste mês, palestras nas áreas de atendimento da unidade hospitalar, sobre o assunto em prevenção o câncer colo uterino. O público também recebe material educativo sobre o tema.
Serviço: O HGT é um órgão do Governo do Estado, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e está localizado na Av. Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.
Texto: Pallmer Barros/Ascom HGT