Hemopa homenageia mulheres e estimula a doação de sangue no segmento
Nesta terça-feira (08), em alusão ao Dia da Mulher, a Fundação Hemopa está preparando homenagens em Belém e em suas unidades de coleta de sangue distribuídas pelo interior do estado com o intuito de estimular a doação de sangue, especialmente, no segmento feminino. Atualmente, mais de 40% das coletas efetivadas na Região Metropolitana de Belém são de mulheres.
Segundo a gerente de Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias, a campanha tem intuito de reforçar o estoque técnico da hemorrede estadual para garantir atendimento integral à demanda transfusional da rede hospitalar do estado, que hoje é composta por mais de 200 hospitais.
Na sede do Hemopa, no bairro de Batista Campos, a programação comemorativa terá início por volta das 8h30, com música ao vivo, logo na entrada do Hemocentro Coordenador, para recepcionar todas as mulheres: servidoras, doadoras, pacientes e visitantes que tiverem acesso no prédio, nesta terça-feira. Elas receberão brindes com mensagens motivacionais e cartão de parabéns pelo Dia da Mulher.
Grupos de voluntárias
No Dia da Mulher, a Fundação Hemopa contará com a parceria do Grupo Viva Mulher e da Faculdade Uniasselvi. Amanhã, também haverá campanha de doação de sangue na Faculdade Unama, na Av. Alcindo Cacela, de 8h às 16h.
Homenagem a servidoras
Para as servidoras da sede do Hemopa haverá aula de dança do ventre, na Sala de Estar, no 3º piso, às 10h, com a dançarina Kyanni Suzuki, do Studio Danças Árabes Arabik.
Haverá ainda a distribuição de bombons, também realizada nos Hemocentros Regionais de Castanhal, Marabá e Santarém; e nos Hemonúcleos de Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Capanema e Redenção. O restante da programação será realizada de acordo com a realidade de cada unidade. A homenagem está sendo organizada pelo Assessoria de Gestão de Pessoas (Agesp).
A doação de sangue é rápida e simples. Uma bolsa doada pode beneficiar até quatro pacientes na rede hospitalar.
Para doar sangue, os voluntários precisam seguir os critérios básicos:
• Ter entre 16 e 69 anos, (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
• Estar bem alimentado;
• Pesar mais de 50 kg;
• Estar em boas condições de saúde.
No momento do cadastro é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH), passaporte ou carteira de trabalho). O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada 90 dias. Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar sete dias após cada dose.
É necessário ficar atento também para os sintomas gripais. Quem apresentou qualquer sintoma, deve esperar 15 dias após o fim dos sintomas, se tiver o teste de comprovação que não é Covid-19. Caso não tenha o teste de Covid, deve esperar 30 dias após os sintomas gripais.
Para saber mais sobre as unidades da hemorrede estadual, clicar no link: http://www.hemopa.pa.gov.br/site/noticias/enderecos-e-contatos-de-atendimento-ao-doador/