Governador entrega viaturas, armamentos e equipamentos de segurança para Grupo de Elite da Seap
Nesta segunda-feira (07), às 15 horas, no Palácio do Governo, em Belém, o governador Helder Barbalho e o titular da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), Jarbas Vasconcelos, entregam, para o Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), equipe de elite da Secretaria formada por policiais penais concursados, preparados para intervir em casos graves de quebra de procedimento, três novas viaturas, além de armamentos, munições e equipamentos de segurança.
Entre os armamentos a serem entregues para o GAP estão as pistolas Beretta, um tipo de armamento de cano curto, de calibre 9 mm, apontado, hoje, como um dos mais eficientes para o trabalho policial em todo o mundo, adotado em inúmeros países da Europa, por exemplo. No Brasil, apenas o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e, agora o Pará, por meio do GAP/SEAP, vão passar a contar com esse tipo de armamento.
Serão entregues, ainda, aos policiais do GAP, fuzis 762, de longo alcance, hoje usados prioritariamente pelas forças armadas no Brasil. O Pará é um dos poucos Estados do País autorizados pelo Exército Bbasileiro a adquirir esse tipo de armamento, em função dos recentes ataques de organizações criminosas contra os policiais penais.
Além desses armamentos, os policiais penais do Pará também vão receber armas carabinas CTT; sparcks (armas de choque); lançadores de granada; espargidores (spray de pimenta); desencarceradores e munições. Entre os equipamentos de segurança, estão exoesqueletos, máscaras de gás, luvas, escudos e capacetes balísticos.
Equiparação -
Ainda nesse evento, o governador Helder Barbalho também vai assinar o decreto que equipara o pagamento da gratificação de risco de vida dos policiais penais com o das outras forças policiais. Com a medida, a gratificação de risco de vida dos policiais penais sai de 60% e passa para 100%, um grande avanço para uma categoria criada há pouquíssimo tempo.
O Projeto de Lei que criou a categoria de Policial Penal foi aprovado em 28 de setembro de 2021, pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O PL alterou a nomenclatura do cargo de Agente Penitenciário para Policial Penal aos servidores que exercem essa atividade na Secretaria.
Já o Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), grupo de elite da Seap que recebe novas viaturas, armamentos e equipamentos de segurança, é formado por Policiais Penais e tem como objetivo a realização da intervenção prisional com escolta armada, incluindo o policiamento do perímetro das unidades e complexos prisionais. O Grupo também atua na defesa das muralhas em casos de ataque e resgates, com ações de fiscalização ostensiva de custodiados com antecedentes de relevância criminal, incluindo o cumprimento de mandados de prisão e recaptura de lideranças faccionadas.