Estado irá entregar o Centro de Atendimento Educacional Especializado, em Belém
Nesta terça-feira (25), às 10h, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), entrega o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), em Belém.
A unidade funcionará nas instalações da Escola Estadual Visconde de Souza Franco e vai garantir a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação.
Diversos serviços serão oferecidos aos estudantes da rede pública estadual, reunidos em um único espaço, acessível e adaptado, facilitando o acesso aos atendimentos para familiares e alunos com deficiência. O local possibilitará a troca de experiências pela convivência e participação em oficinas, palestras, rodas de conversas, apoio psicológico, orientações e encaminhamentos, quando for o caso.
A unidade contém salas para o Núcleo de Atividades em Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS), Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista, Núcleo Psicomotricidade, Núcleo de Avaliação (NAEE), Classe Hospitalar e Atendimento Hospitalar, biblioteca inclusiva, direção, secretaria, arquivo, espaços de convivência, salas de acolhimento familiar e repouso, intersetorialidade Seaster e Sespa.
O espaço de aprendizagem também vai dispor de brinquedoteca, espaço sensorial e audiovisual, Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) Deficiente Físico ou Intelectual, Libras, Braile, salas de atendimento multiprofissional, equipe multidisciplinar, serviço administrativo, acolhimento dos servidores, banheiros masculino e feminino, além de equipamentos que propiciam a acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcDs).
Uma equipe multidisciplinar composta por professores especializados, pedagogos, psicopedagogos, arte-educadores, educadores físicos, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas, entre outros, vai atuar de maneira permanente no CAEE - Visconde de Souza Franco.
Público
A unidade terá serviço especializado ao público-alvo da Educação Especial, na perspectiva inclusiva. Será dado todo o suporte necessário para quem tiver impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, como: Deficiência Intelectual (DI); Deficiência Visual (DV); Deficiência Física (DF); Deficiência Auditiva (DA); Deficiência Múltipla (DMU); Surdocego (SC); Altas Habilidades / Superdotação (AH); Transtorno do Espectro Autista (TEA); além de crianças, adolescentes e adultos em tratamento de saúde, que estejam impossibilitados de frequentar a escola.
Texto: Vinícius Leal/Ascom/Seduc