Hemopa incentiva grupos de doadores para ações deste sábado
Endereço: Travessa Padre Eutíquio, 2109. Bairro Batista Campos.
A programação de estímulo à doação de sangue da Fundação Hemopa, em referência ao Junho Vermelho, que chama a atenção da população para importância da manutenção do estoque de sangue, segue neste sábado (19), na Região Metropolitana de Belém (RMB), no Hemocentro Regional Marabá, sudeste paraense; e no Hemonúcleo Capanema, no nordeste paraense. Todas as ações têm o intuito de aumentar o número de coletas para atendimento satisfatório da demanda transfusional da rede hospitalar.
Na capital paraense, a corrente de solidariedade vai contar com várias parcerias de instituições públicas, privadas e da sociedade em geral, entre elas, a “Caravana Solidária” com servidores da vice-Prefeitura de Belém, grupo “Ciclos Mobilizados”, Caravana do Acará, grupo Insano Ação Social, grupo de colaboradores do Hospital Jean Bitar (HJB), da Igreja Adventista do 7° Dia, por meio do projeto “Vida por Vidas”, de São Brás; da Sociedade Bíblica do Brasil e grupo de funcionários do Senac/Cipa.
Hemorrede estadual
A gestão do Hemocentro Regional Marabá realizará campanha externa em Canaã dos Carajás, das 7h às 17h, na Unidade Básica de Saúde (UBS), Lucas Lourenço Leite. Endereço: Avenida Ipanema S/N Bairro Novo Horizonte. Canaã dos Carajás.
No Hemonúcleo Capanema (Henca), nordeste do Pará, a campanha de doação de sangue, alusiva ao Junho Vermelho, será realizada na sede da Instituição, de 8h às 14h. Entre as caravanas agendadas, a ação contará com a parceria do Hospital Regional Público do Caetés (HRPC), localizado no município; grupo de voluntários do município de Augusto Corrêa e; do 4⁰ Centro Regional de Saúde/SESPA.
Quem pode doar
O cidadão que deseja fazer a doação de sangue precisar seguir os critérios básicos:
• Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
• Pesar mais de 50 kg
• Estar em boas condições de saúde.
No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).
Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.
Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar 7 dias após cada dose.
Endereços e contatos de atendimento ao doador
·Hemocentro Belém
Endereço: Travessa Padre Eutíquio, 2109. Bairro Batista Campos.
Atendimento: Segunda a sábado, 7h30 às 17h.
Contato: 0800 280 8118
·Posto de coleta do Castanheira
Endereço: Rodovia Br 316 – km 1 – Pórtico Belém – Bairro Castanheira (em frente a entrada do Shopping Castanheira).
Atendimento: Segunda a sábado, 7h30 às 17h.
Contato: 0800 280 8118